Gastos invisíveis: Descubra como você gasta seu dinheiro sem perceber

Compartilhe essa notícia!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Cafezinho: um dos gastos invisíveis no nosso dia-a-dia

Você já parou pra pensar que poderia ter mais dinheiro do que atualmente tem? Aqui vamos mostrar a você que existem alguns gastos invisíveis do seu dia-a-dia, ou seja, que vão tirando seu dinheiro sem você perceber.

Gasto 1: O cafezinho

O primeiro entre os gastos invisíveis é o famoso cafezinho. Mas certamente, o grande problema é que o cafezinho não vem só. Isso porque, junto com ele, também aparece um pão de queijo, uma fatia de bolo, um docinho ou até mesmo um salgado e depois um suco, uma água… e consequentemente, quando você percebe, fez um lanche completo.

Naquele momento, o valor parece pequeno, mas se você anotar em um caderno todas as vezes e os valores que você gasta em um mês, certamente você se surpreenderá com o valor final. Desta maneira, dependendo da frequência e do local, você pode gastar de 200 a 500 reais por mês, só com esse item.

Gasto 2: Cartão de crédito

Temos também a anuidade do cartão de crédito. Um dos gastos invisíveis mais comuns! Contudo, isso piora para quem tem mais de um cartão. E ainda, quanto mais sofisticado for o cartão, saiba que isso tem um custo. Isso mesmo!

Cartões platinum, black, nanquim, infinite, unlimited, todos cobram a anuidade, que geralmente é dividida em mais de 10 meses, e aparentemente, é um pequeno valor. Então, some tudo e se surpreenda!

Vai a dica: ligue para a administradora de seu cartão ou de seus cartões, se tiver mais de um, e negocie a anuidade. Geralmente eles baixam o valor ou oferecem benefícios que você nem sabia, como pontos e milhas para viajar e comprar produtos. E em alguns deles, a cada ano, essas milhas e pontos expiram e você nem usa! Algumas bandeiras costumam até oferecer isenção de anuidade, sob algumas condições. As anuidades podem variar de 100 a 800 reais.

Gasto 3: Combos de produtos

Outro fato que pode ser uma dinamite invisível é o combo de produtos, especialmente alimentícios. Aquela pipoca com refrigerante, que você compra no cinema, junto com o ingresso. Provavelmente, você vai deixar parte da pipoca para levar à lixeira no final do filme… Ou então, aquele sanduíche com refrigerante ilimitado, refil! Você não bebe nem dois copos inteiros, e já não quer mais saber de refrigerante. Resumindo, outros gastos invisíveis ao olho nu, mas perceptíveis no seu bolso!

Promoções que aparentemente são ótimas, mas que seria suficiente para você comprar apenas o item menor ou individual.

Gasto 4: TV por Assinatura

Canais de TV por assinatura. Você assiste a tudo que paga? Já parou para pensar que você pode estar pagando por um pacote de canais e não assistir nem a metade?!

Pense nesses gastos e use seu dinheiro com o que realmente você precisa! Economize, poupe e invista!

Esta é a Febrapo sempre preocupada com você, consumidor-poupador, trazendo conhecimento para todos.

Para saber mais sobre o Acordo dos Planos Econômicos acesse a plataforma digital aqui.