Como consultar valores a receber “esquecidos” nos bancos.

Compartilhe essa notícia!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Como consultar valores a receber "esquecidos" nos bancos.

Já é possível consultar os valores a receber “esquecidos” nos bancos. O serviço disponibilizado pelo Banco Central foi interrompido em janeiro depois que o grande volume de acessos derrubou o site do Banco Central, porém já foi retomado.

Agora, o serviço foi restabelecido em uma página específica, onde o usuário pode consultar apenas se há ou não recursos disponíveis.

Para fazer a consulta, basta inserir o número do CPF e a data de nascimento. Para as empresas, é preciso inserir o CNPJ e a data de abertura.

Ao fazer a primeira consulta, o cliente do banco recebe uma data e período para consultar e solicitar o resgate do saldo existente. As datas são agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa, conforme calendário abaixo.

Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa) Período de agendamento (consulta e resgate) Data de repescagem (para quem perder a data agendada)
Antes de 1968 7 a 11/3 12/3
Entre 1968 e 1983 14 a 18/3 19/3
Após 1983 21 a 25/3 26/3

 

Assim, o usuário deve retornar à página na data informada, usar o login gov.br para acessar o sistema, consultar o valor e solicitar a transferência.

Como será o pagamento?

Segundo o Banco Central, a devolução será feita, preferencialmente, por PIX. Dessa forma, se o cliente solicitar o resgate sem a chave PIX, a instituição financeira escolhida terá que entrar em contato para realizar a transferência.

Banco Central alerta para as tentativas de golpe.

Já existem relatos de tentativas de golpes com envios de link via e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram e falsos sites referentes SVR, Sistema de Valores a Receber. Por isso, o Banco Central listou algumas dicas de segurança:

  • O único site para consulta e solicitação desses valores é valoresareceber.bcb.gov.br
  • O Banco Central NÃO envia links NEM entra em contato para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais.
  • Além disso, NINGUÉM está autorizado a entrar em contato em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber.
  • Portanto, NUNCA clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.
  • Por fim, NÃO faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores.