SOBRE NÓS

Unimos interesses, vozes e lutamos pelos direitos dos poupadores que foram afetados pelos expurgos inflacionários nos anos 80 e 90.

Febrapo

Frente Brasileira Pelos Poupadores

Fundada em julho de 2014, a Frente Brasileira Pelos Poupadores (Febrapo) é uma reunião de entidades da sociedade civil, criada com o objetivo de estabelecer ações conjuntas e cooperativas para proteger os poupadores que foram vitimados pelas perdas dos Planos Econômicos Bresser, Verão, Collor I e Collor II. Nos anos 80 e 90, estes brasileiros perderam suas economias e iniciaram disputas judiciais para recuperar seu dinheiro. Desde a sua criação, a Febrapo está lutando pelo direito destes poupadores, hoje em sua grande maioria, idosos.

Quem Somos

Acordo dos Planos Econômicos

Em setembro de 2016, Febrapo iniciou as reuniões com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com mediação da Advocacia-Geral da União (AGU), para discutir a viabilidade de um acordo para encerrar as disputas judiciais sobre os Planos Econômicos. Em março de 2018, o STF validou o acordo firmado entre Febrapo, Febraban, Idec, AGU e Banco Central. Desde então, os poupadores têm a opção de aderir ao Acordo dos Planos Econômicos, por meio de uma plataforma criada exclusivamente para este fim.

Valores

São valores que estruturam a Febrapo: a cooperação integrativa de seus membros, o comprometimento ético, a auditagem dos casos concretos e a consolidação de representatividade da coletividade de poupadores.

A Febrapo tem a missão de resguardar e lutar pelos direitos dos credores de expurgos inflacionários (diferença de rendimentos da poupança) contra os bancos, na Justiça brasileira, a fim de garantir o recebimento dos seus pagamentos em tempo mais breve possível.

Integrantes