Como declarar o INSS no Imposto de Renda?

Compartilhe essa notícia!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Como declarar o INSS no Imposto de Renda?

Uma dúvida comum na hora de declarar o Imposto de Renda é como inserir o valor pago ao INSS, seja como contribuinte individual ou como empregado. Não é tão complicado. Veja como fazer.

Para começar, é preciso ter em mãos o informe de rendimentos fornecido pelo INSS. Esse documento traz todas as informações necessárias para preencher a declaração, como o valor total de contribuições pagas no ano, o número do benefício e o valor do benefício recebido.

No momento de preencher a declaração, acesse o menu “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica” e selecione a opção “14 – Previdência Oficial”. Em seguida, basta preencher as informações solicitadas, como o nome da fonte pagadora (INSS), o CNPJ e o valor total das contribuições pagas.

Caso tenha recebido algum benefício do INSS durante o ano, é preciso incluir essa informação na declaração, na aba “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. Nessa aba, selecione a opção “10 – Parcela isenta de proventos de aposentadoria, reserva remunerada, reforma e pensão de declarante com 65 anos ou mais”.

É importante lembrar que, no caso de aposentados com mais de 65 anos, há uma parcela isenta de imposto de renda. Esse valor varia de acordo com a idade do contribuinte e pode ser consultado na tabela disponibilizada pelo governo.

Além disso, contribuintes que fazem a declaração completa podem abater do imposto devido o valor das contribuições ao INSS feitas durante o ano. Esse valor deve ser incluído na aba “Pagamentos e Doações Efetuados”, na opção “36 – Previdência Oficial – Contribuição patronal paga pelo empregador doméstico”.

Vale lembrar que, para evitar erros na declaração, é fundamental conferir todas as informações antes de enviar ao Fisco. Caso tenha dúvidas, é possível buscar ajuda de um contador ou acessar as informações disponibilizadas no site da Receita Federal.

Atenção ao prazo.

Lembre-se que este é o último mês para enviar a declaração do Imposto de Renda 2023. A data limite é 31 de maio, por isso não deixe para a última hora. Clique aqui para baixar o programa.