Como descobrir se existem dívidas no seu CPF

Compartilhe essa notícia!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Como descobrir se existem dívidas no seu CPF.

Talvez existam dívidas em seu nome e você nem saiba. Por isso, é bom fazer uma consulta pelo CPF para descobrir se tem alguma pendência. Afinal, esse é o primeiro passo para manter a saúde financeira e evitar surpresas desagradáveis.

A maior parte das famílias brasileiras está endividada

Segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), 77,9% das famílias declararam ter dívidas em 2022. Além disso, os dados da PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) apontaram que 28,9% das famílias atrasaram algum pagamento no ano passado. Os dois índices são maiores do que os do final de 2021 e mostram, portanto, um cenário preocupante para o nosso país.

Onde consultar dívidas no CPF?

Os primeiros lugares para fazer essa consulta são os chamados birôs de crédito, tais como Serasa e SPC. Uma boa notícia é que, na maioria das vezes, é possível consultar o CPF online e de forma gratuita.

SPC

Uma das formas mais fáceis é consultar o site do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Para isso, basta acessar spcbrasil.org.br e clicar em “consultar CPF”. A consulta é gratuita e você pode verificar se existem pendências financeiras, como dívidas com cartões de crédito, instituições financeiras e outros.

Serasa Experian

Outra forma de descobrir dívidas em seu CPF é através de uma consulta direta ao Serasa Experian. O Serasa oferece diversos tipos de consultas, desde as gratuitas até as pagas, que permitem a você verificar seu histórico financeiro, se existem pendências ou dívidas, e até mesmo obter um relatório completo sobre o seu perfil de crédito.

Para fazer a consulta, você pode acessar o site serasa.com.br ou baixar o aplicativo da Serasa, que é gratuito. Assim que fizer o acesso, as informações estarão na aba “meu CPF”.

Consulta ao Registrato

Uma outra opção é consultar alguns tipos de pendências no Registrato do Banco Central. Por lá, é possível consultar gratuitamente as chaves pix que estão cadastradas com seus dados, empréstimos e financiamentos no seu nome, cheques que foram devolvidos e outras pendências.