Como descobrir seu perfil de investidor.

Compartilhe essa notícia!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Como descobrir seu perfil de investidor

Descobrir seu perfil de investidor é uma forma de entender a sua disposição em correr riscos a partir da expectativa de retorno de cada investimento. Ou seja, o quanto você está disposto a se arriscar para ganhar mais quando investe seu dinheiro.

A definição desse perfil ajuda a planejar seus investimentos e, assim, escolher os produtos financeiros mais adequados para você.

E como faço para descobrir meu perfil?

Todos os bancos e corretoras têm um questionário usado para conhecer o perfil de investidor dos seus clientes. Isso é uma exigência da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). A legislação determina que o perfil de investidor seja um instrumento usado para que produtos inadequados não cheguem ao cliente. Ou seja, descobrir o seu perfil de investidor é uma forma de proteger o seu dinheiro de riscos que você não gostaria de correr.

Por outro lado, para as instituições financeiras, saber o perfil de investidor do cliente ajuda também a protegê-la contra posteriores reclamações legais. Por exemplo, o cliente não pode alegar que desconhecia a natureza do produto de investimento. Isso porque o conhecimento sobre os tipos de investimento é testado no questionário, bem como a capacidade financeira e, claro, a disposição a assumir riscos.

Os tipos de perfil de investidor.

Geralmente o questionário identifica 3 perfis de investidor: conservador, moderado e agressivo.

  • Conservador

Esse é o perfil do investidor que não quer ou não pode correr riscos. O ideal para esse público são opções de investimento com retorno previsível, baixa volatilidade (pouca variação de preço no mercado) e liquidez, ou seja, o dinheiro pode ser sacado ou resgatado a qualquer momento.

  • Moderado

O investidor com perfil moderado entende que os produtos com mais risco têm um potencial maior de retorno. Por isso, admite um pouco de risco em uma parte pequena de sua carteira de investimentos.

  • Arrojado

Uma carteira mais diversificada e com uma parcela maior de risco são características dos investidores com esse perfil. Em geral, são pessoas com um conhecimento maior dos produtos financeiros e que se sentem mais confortáveis com a volatilidade do mercado de ações, por exemplo.

Conhecer o próprio perfil é obrigação de cada investidor.

Apesar do questionário das instituições financeiras ter papel importante, cada investidor precisa assumir para si a responsabilidade de definir o seu próprio perfil. Antes de investir em ações, bitcoins ou qualquer outro ativo, avalie sua condição financeira atual, seus objetivos e, sobretudo, as consequências de uma eventual perda dos valores que pretende investir. Dessa forma, você poderá escolher os investimentos mais adequados.