Como evitar compras por impulso.

Compartilhe essa notícia!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
como evitar compras por impulso

Evitar compras por impulso pode ser um grande desafio, afinal, nem sempre é fácil resistir às tentações de consumo. No entanto, é importante manter o controle para não colocar em risco as finanças pessoais e a saúde financeira.

É comum ir ao shopping com a compra de um produto em mente e voltar para casa com várias sacolas cheias. Essa impulsividade pode gerar compras sem critério e gastos desnecessários.

As compras não planejadas também acontecem nos supermercados, onde tudo é cuidadosamente planejado para despertar o nosso desejo de consumo, desde a disposição dos produtos nas prateleiras até as peças publicitárias estrategicamente posicionadas. Como se não bastasse tudo isso, ainda temos que resistir às promoções.

Com tantos estímulos, não é fácil evitar as compras por impulso. Por isso, separamos 6 dicas valiosas que podem te ajudar a combater esse hábito.

1. Pesquise e compare preços.

Nunca compre antes de fazer uma pesquisa de preços. Você pode fazer isso de forma simples, até mesmo pelo celular, usando sites e aplicativos especializados em comparar preços.

2. Faça lista de compras.

Quando for ao supermercado, concentre-se em comprar apenas o que estiver na lista. Assim, você evita distrações e compras desnecessárias.

3. Cuidado com as promoções.

“Aproveitar” uma promoção nem sempre é vantajoso. Por isso, antes de fazer a compra, certifique-se de que o desconto é relevante e que você realmente precisa do produto.

4. Controle a ansiedade.

Gostou muito de um produto que acabou de ver? Deixe para comprar amanhã. Dessa forma, você ganha tempo para refletir e avaliar se realmente precisa dele.

5. Mantenha um planejamento financeiro.

O planejamento financeiro é uma forma prática de manter o controle das finanças e de evitar surpresas. Para isso, você pode usar uma planilha ou aplicativo para acompanhar seus gastos e receitas.

6. Tenha metas.

É mais fácil manter a disciplina quando temos objetivos. Por isso, coloque no papel suas metas pessoais, profissionais e financeiras, pois elas podem te ajudar a pensar duas vezes antes de gastar.