Como evitar que a crise financeira atrapalhe o casamento.

Compartilhe essa notícia!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Como evitar que a crise financeira atrapalhe o casamento

Além de complicar as nossas finanças, a crise financeira pode influenciar nossa vida profissional, pessoal e atrapalhar até mesmo o casamento.

Em outro post falamos sobre como o casamento contribui para o sucesso ou fracasso das finanças pessoais. No entanto, existe também o outro lado da moeda. Quando as finanças não vão bem, o relacionamento também pode ser afetado, afinal dinheiro (ou a falta dele) é um dos maiores motivos de briga entre os casais. Por isso, vale a pena prestar atenção a algumas dicas que podem nos ajudar a enfrentar a fase de dificuldades nas finanças sem comprometer a relação. Somar esforços e buscar soluções pode até mesmo fortalecer o casamento.

Foco na solução.

A forma como o casal lida com o problema é mais importante do que o problema em si. Isso pode parecer óbvio, mas muitos casais não encaram a questão e se desgastam procurando culpados. Na verdade, o melhor a fazer é somar esforços e buscar soluções. Isso pode até mesmo fortalecer o casamento. 

Tenha em mente que o momento é de diálogo. Em vez de perder tempo e energia em discussões, é importante que cada um consiga entender quais hábitos de consumo podem ser mudados, o que pode ser reduzido ou mesmo cortado.

Analise suas contas.

Já sabemos que algumas mudanças de consumo podem ser feitas, assim, o próximo passo é colocar no papel os gastos mensais e avaliar se a renda atual é suficiente para pagar tudo. Se não for, faça ajustes. Avalie o plano de celular e o pacote de TV, por exemplo? 

Aproveite para checar se existem outros gastos que você nem sabia que tinha, como um seguro que o banco cobra na sua fatura e você nem tinha se dado conta.

Objetivos individuais e conjuntos devem ser respeitados.

A crise também é um momento de oportunidade, pois promove o amadurecimento da vida a dois, desde que ambos trabalhem para passar por esse desafio. 

Mesmo que a situação esteja difícil, é importante ter claro o que querem conquistar e conversar sobre isso. Objetivos e sonhos fazem com que as decisões do presente sejam tomadas de acordo com algo muito maior que se quer lá na frente.

Pensamento positivo.

A pressão emocional de momentos como este pode causar ainda mais problemas. Por isso, não abra mão de atividades de lazer. Procure relaxar e fazer atividades que ajudem a descontrair. Isso vai trazer mais leveza para lidar com a crise financeira sem atrapalhar seu casamento.