Como saber se você caiu na malha fina do Imposto de Renda?

Compartilhe essa notícia!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Como saber se você caiu na malha fina do Imposto de Renda?

Depois da entrega da declaração do Imposto de Renda, muita gente já começa a ficar de olho para saber se caiu na malha fina, o famoso sistema de checagem da Receita Federal.

Vale dizer que essa é uma situação bastante comum. Segundo dados da própria Receita, no ano de 2021, mais de 1 milhão de declarações estavam nessa situação. Mas afinal de contas, o que isso quer dizer e quais são as consequências?

O sistema que tem o nome oficial de “Malha Fiscal do Imposto de Renda”, realiza um cruzamento dos dados apresentados na declaração do contribuinte com aqueles enviados à Receita Federal por terceiros, tais como empresas, planos de saúde e instituições financeiras.

Dessa forma, se existe alguma divergência entre os dados declarados e as informações recebidas de terceiros, os sistemas da Receita separam essa declaração para ser analisada de forma mais detalhada. A partir daí, o documento permanece retido até que a divergência seja esclarecida.

Ou seja, estar na malha fina é basicamente ter a sua declaração apreendida por conta de um erro nas informações do documento. A divergência pode ser algum rendimento não declarado, um valor preenchido errado ou até mesmo algo relacionado ao cadastro. Por isso, é muito importante que você guarde os documentos que comprovam os lançamentos na declaração para que sejam enviados à Receita Federal, em caso de solicitação. 

Como descobrir se caí na malha fina?

Você pode consultar a situação da sua declaração pelo site de atendimento virtual da Receita, chamado e-CAC. Para acessar o sistema, você vai precisar de um código de acesso. Você pode gerar o código de acesso fornecendo o CPF, data de nascimento e digitando um código gerado pelo computador. Em seguida, vai precisar fornecer o número/recibo das duas últimas declarações.

Caí na malha fina, e agora?

Se a sua declaração ficou retida pela malha fina do Imposto de Renda, você pode aguardar a notificação da Receita Federal ou tentar antecipar a prestação de contas por meio do e-CAC. Porém, vale lembrar que quanto antes resolver a questão, melhor.

Quando você é notificado e é gerado um auto de infração, pode haver incidência de multa, além do valor devido à Receita. O valor da multa é corrigido pela Selic, por isso quanto mais você demorar, maior será o prejuízo.