Conheça as diferenças entre PIX, TED e DOC.

Compartilhe essa notícia!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
pix doc e ted

Lançado em novembro de 2020, o PIX chegou como uma alternativa ao DOC e ao TED para transferência de dinheiro de uma instituição para outra. Mas afinal, quais são as diferenças entre os três? Para entender melhor, vamos conhecer os detalhes de cada opção.

Documento de Ordem de Crédito, mais conhecido como DOC.

Com essa opção de transferência, o dinheiro cai na conta de destino no dia seguinte, mas pode levar mais de um dia útil caso a transferência seja feita após as 22h. Para fazer o DOC é necessário informar o CPF ou o CNPJ de quem irá receber o dinheiro, além dos dados da agência e conta bancária, tipo de conta e, claro, o valor transferido. Além disso, o valor máximo que pode ser transferido é de R$ 4.999,99.

TED, a Transferência Eletrônica Disponível.

Assim como o DOC, o TED também exige que seja informado CPF ou CNPJ, agência, conta e tipo de conta de quem vai receber a transferência. As diferenças são relacionadas ao prazo e ao limite de valor.

Pelo TED, o dinheiro enviado a outra instituição é creditado na conta de destino até as 17 horas do mesmo dia. Depois desse horário, a transferência é agendada para o dia seguinte. Além disso, não existe valor mínimo a ser transferido e é possível fazer envios acima de R$ 5 mil.

O que é o PIX?

O Pix é um meio instantâneo de pagamento e transferência de dinheiro. Com ele, os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos. Essa velocidade é uma das grandes diferenças entre o PIX, DOC e TED. Além disso, o PIX não exige todos os dados de quem vai receber o dinheiro. Basta usar uma chave PIX, escolhida pelo recebedor, que pode ser o número de telefone, por exemplo.

Outra diferença importante é que enquanto TEDs e DOCs podem ser feitos apenas em dias úteis e com limite de horário, o PIX funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.