Você está visualizando atualmente Dicas de planejamento financeiro para desorganizados.
Dicas de planejamento financeiro para desorganizados.

Dicas de planejamento financeiro para desorganizados.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Blog
  • Comentários do post:0 Comentário

Com essas dicas os desorganizados não terão mais desculpas para não fazer o planejamento financeiro. Se você é do tipo que não sabe nem se a conta no banco está no vermelho, aproveite agora para colocar tudo isso em ordem.

1. Guarde as contas em um lugar só.

Em geral, uma das primeiras dicas para organizar as finanças é anotar todos os gastos e fazer uma planilha. Porém, para os desorganizados existe um passo anterior a isso. Definir um lugar para guardar todas as cobranças e boletos, como água, luz, telefone, internet, TV por assinatura, condomínio, etc. Tudo isso deve ficar junto. Pode ser uma gaveta, caixa ou um porta-cartas, por exemplo.

2. Abra as suas contas assim que receber. 

Dessa forma, você já vê quanto deve no período e vai ter uma noção do impacto de cada gasto no seu orçamento.

3. Peça recibo e nota fiscal de tudo.

Guarde todos os recibos de cartão de débito e crédito em um lugar especial na sua carteira ou bolsa. Além disso, peça também a nota fiscal de tudo.

4. Coloque suas contas no papel

É hora de usar os recibos, notas e cobranças que você guardou juntos. Uma vez por semana, separe alguns minutos do seu dia para colocar no papel todas as contas da semana. Anote o valor de cada gasto e recebimento em um papel, planilha ou algo do tipo.

Faça a soma e veja quanto gastou e repita o processo na semana seguinte. Assim, você vai começar a perceber onde está gastando mais e no que gastou por impulso. Depois de criar o hábito de fazer esse controle, você vai ver que pode fazer isso a cada quinze dias ou até mesmo uma vez por mês.

5. Cuidados com o cartão de crédito.

Lembre-se sempre da data de vencimento do cartão de crédito. Afinal, se você esquecer de pagar no dia certo, vai desperdiçar dinheiro pagando juros e assim o orçamento pode ser comprometido. Outra opção é deixá-lo em débito automático. Além disso, fique de olho nas compras a prazo para não se perder no número de parcelas.

6. Defina objetivos.

O que você pretende fazer com o dinheiro que vai economizar? Você terá muito mais chances de seguir essas dicas de planejamento financeiro se tiver um objetivo em mente. Um sonho de consumo, um curso, uma viagem. Defina onde quer chegar, assim você vai ter muito mais motivação para seguir no caminho certo.

Deixe um comentário