É possível ganhar dinheiro com day trade?

Compartilhe essa notícia!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O day trade virou um dos assuntos mais comentados no mercado de ações, conquistou adeptos mas também levantou muitas dúvidas. A principal delas: é possível ganhar dinheiro com day trade?

O que é day trade.

Day trade é uma expressão em inglês que significa, numa tradução livre para o português, “transação do dia”. No mercado financeiro, é o nome que se dá às operações de compra e venda feitas em um mesmo dia ou no mesmo pregão.

Se você comprar ações de uma determinada empresa e vendê-las no mesmo dia, já está fazendo o chamado day trading. 

O objetivo dessa modalidade de operação é ganhar com a oscilação do mercado, em vez de apostar nas perspectivas de valorização de uma determinada empresa ou moeda a médio ou longo prazo.

Por isso, os investidores mais experientes que utilizam essa modalidade costumam fazer um grande número de operações por dia.

Ganhar é mais difícil do que parece.

Não são poucos os perfis nas redes sociais que defendem o day trade e vendem cursos sobre o tema com promessas do tipo: “Complemente sua renda com day trade” ou, “Largue o trabalho e viva de day trade“.

No entanto, três estudos feitos por Fernando Chague e Bruno Giovannetti, da FGV, mostram um cenário bem diferente.

No estudo mais recente, eles analisaram o número de pessoas que começaram a fazer day trade entre 2012 e 2017. Ao todo, 235 mil pessoas haviam feito ao menos um day trade ao longo do período pesquisado. Desses, 1.218 fizeram pelo menos um negócio por mês em 90% dos meses do levantamento, que são considerados day traders experientes. 

Como os estudos anteriores foram criticados por terem desconsiderado que os day traders evoluem com a prática, a dupla analisou o desempenho dos experientes. Porém, o resultado mais uma vez foi desanimador.

A pesquisa mostrou que mais da metade (54%) dos traders “experientes” perderam dinheiro e apenas 62 pessoas conseguiram uma renda mensal acima de R $10 mil.

Além disso, a rentabilidade desse grupo gera desconfiança, porque eles fizeram, em média, cerca de 1,4 negociação por minuto. A suspeita dos pesquisadores é que sejam robôs programados para operar no sobe e desce do mercado, o que só deixa o cenário ainda mais desolador para os humanos que sonham em ganhar dinheiro com day trade.