Aderir ao cadastro positivo pode ser uma boa maneira de melhorar sua pontuação de crédito e facilitar o acesso a empréstimos e financiamentos.
Veja como funciona:
O cadastro positivo é um sistema que reúne informações sobre o histórico de pagamento dos consumidores. É como um banco de dados no qual empresas e órgãos do governo podem conhecer seus hábitos de pagamento.
Esse sistema é gerenciado por empresas especializadas em análise de crédito, que recebem e processam as informações dos consumidores. Dessa forma, quando a instituição financeira acessa essas informações, ela pode avaliar o perfil financeiro do cliente com mais precisão.
O objetivo é incentivar a cultura do pagamento em dia, criando um histórico positivo para aqueles que cumprem suas obrigações financeiras e, assim, facilitar o acesso a crédito e serviços financeiros com melhores condições e taxas.
É importante lembrar que nem todas as informações sobre seu histórico de pagamento são incluídas no cadastro positivo. Sua renda, bens e patrimônio, por exemplo, não fazem parte do sistema.
Além disso, caso você tenha algum problema com o pagamento de suas contas, isso também pode ser registrado, o que pode impactar negativamente sua pontuação de crédito.
Por isso, é fundamental manter as contas em dia e evitar atrasos nos pagamentos para garantir melhores condições de crédito.
Como ativar o Cadastro Positivo?
A Lei Complementar 166, de 2019, determina que a inclusão dos consumidores no sistema é feita de maneira automática. Dessa forma, pessoas físicas e jurídicas não precisam oferecer autorização prévia para terem seus dados incluídos no sistema.
Contudo, os birôs de crédito, que são os responsáveis por esse banco de dados, devem notificar o consumidor quando seu cadastro for aberto. O prazo para essa notificação é de até 30 dias.
Como saber se estou no Cadastro Positivo?
Para saber se você está inscrito, basta acessar o site de um dos birôs de crédito, como SPC, Serasa, Boa Vista e Quod. Neles, procure pela opção “Cadastro Positivo”.