Os desafios da terceira idade para lidar com o dinheiro.

Compartilhe essa notícia!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O aumento da expectativa de vida trouxe novos desafios para quem chega à terceira idade. Vivenciar essa fase da vida com qualidade passa, entre outras coisas, por uma boa gestão dos recursos financeiros.

Vale lembrar que se estamos vivendo cada vez mais, a aposentadoria também virá cada vez mais tarde e para a maior parte dos brasileiros, com cada vez menos recursos. Por isso, lidar bem com o dinheiro continua sendo fundamental mesmo para os idosos.

Sabemos que conforme a idade avança, alguns gastos tendem a aumentar, como a mensalidade do plano de saúde e o consumo de remédios. Dessa forma, é preciso atenção para monitorar os gastos e quem sabe aumentar a renda.

Planejamento financeiro é fundamental.

Fazer o planejamento financeiro é importante em qualquer idade, mas nessa fase da vida é ainda mais. Claro que o ideal é ter uma reserva financeira guardada, porém é possível controlar e dar prioridades aos gastos na terceira idade. É simples. O segredo é anotar diariamente todas as receitas e despesas, fixas e variáveis, em um caderno ou em uma planilha no computador. 

Além disso, uma boa dica é agrupar suas despesas em categorias como alimentação, remédios, lazer, etc. Assim, você acompanha os gastos e avalia as prioridades. Com tudo anotado, é mais fácil definir identificar o que pode ser reduzido ou até mesmo evitado.

Seguir trabalhando talvez seja uma opção.

A previdência social é um dos grandes desafios da terceira idade, afinal depender apenas dessa fonte de renda nem sempre é possível. Por isso, continuar trabalhando pode ser uma boa alternativa para ganhar um dinheiro extra e até mesmo para se manter ativo. Além de aumentar a renda, desenvolver atividades alinhadas com aquilo que é prazeroso, pode despertar na vida do idoso um novo propósito e uma sensação recompensadora. Dessa forma, vale a pena considerar resgatar um sonho profissional que ficou para trás, tal como iniciar uma segunda carreira ou até mesmo empreender em alguma área de interesse.