Poupança programada: para quem precisa de disciplina para poupar.

Compartilhe essa notícia!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
poupanca programada

Ter disciplina para poupar nem sempre é fácil, mas a poupança programada é uma opção simples e acessível para facilitar a vida do poupador.

A caderneta de poupança ainda é a opção de investimento preferida no Brasil, especialmente para quem está querendo começar a poupar ou simplesmente ainda tem pouco dinheiro disponível para isso.

Mesmo assim, nem todo mundo consegue depositar suas reservas todos os meses e são muitas as razões para isso. Pode ser um imprevisto no mês, uma (ou mais de uma) compra por impulso e até mesmo o esquecimento. Com a poupança programada, pelo menos a última causa pode ser evitada.

Trata-se de um serviço gratuito que os bancos oferecem aos clientes que têm conta corrente e caderneta de poupança. Com ela, você pode agendar depósitos automáticos na poupança a partir do dinheiro em conta, basta escolher a data e o valor será repetido pelo período.

Para facilitar ainda mais, o agendamento pode ser feito até mesmo pelo celular, por meio do aplicativo do banco.

Vantagens e desvantagens:

É claro que a principal vantagem da poupança programada é criar uma rotina automática para guardar dinheiro. Ou seja, mesmo que você se esqueça de separar uma quantia para poupar, o sistema vai fazer isso automaticamente para você.

Além disso, tudo pode ser alterado ou cancelado a qualquer momento com a mesma facilidade que o agendamento é feito. Sem taxas ou tarifas.

Vale lembrar aos esquecidos de considerarem o valor do depósito no orçamento mensal para não ficar no vermelho. Se você entrar no cheque especial, vai perder toda a rentabilidade para pagar juros.

Outra desvantagem (e a maior delas) é a rentabilidade. Usando ou não o agendamento, a rentabilidade da poupança hoje é muito baixa. No entanto, se esse é o seu investimento preferido, a opção programada pode ser uma saída para driblar a indisciplina e automatizar o hábito de guardar dinheiro.