Finanças pessoais: como reduzir despesas.

Compartilhe essa notícia!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Como reduzir despesas?

Sabemos que reduzir despesas é fundamental para otimizar o orçamento, principalmente em momentos de crise. No entanto, colocar a estratégia em prática é um grande desafio. Por isso, reunimos algumas dicas que podem ajudar muito nessa missão.

Saiba quanto você gasta.

Seja para fazer uma poupança para o futuro, planejar uma compra específica ou apenas manter as contas em dia, o primeiro passo para organizar as finanças pessoais é saber quanto gastamos.

Para isso, faça uma lista de todas as despesas, anotando diariamente cada gasto com moradia, transporte, alimentação, educação, saúde, lazer, etc. Com a lista organizada, fica mais fácil identificar o que pode ser reduzido ou até mesmo cortado do orçamento.

Economize no transporte.

Fazer todas as revisões periódicas do seu carro ajuda a evitar gastos com pequenos consertos. Além disso, considere a possibilidade de trocar o carro por opções mais baratas como o transporte público ou uma bicicleta.

Cuidado no supermercado.

Ir ao supermercado sem saber o que comprar aumenta a chance de encher o carrinho com itens supérfluos. Por isso, uma simples lista de compras pode ajudar bastante.

Viagens e passeios não precisam ser caros.

Momentos de lazer são fundamentais para a qualidade de vida, por isso não devemos simplesmente ignorá-los.No entanto, com planejamento e boas escolhas é possível garantir a diversão sem gastar tanto. 

Programar e adquirir viagens com antecedência ajuda a economizar nas tarifas e aproveitar promoções.

Outra estratégia é aproveitar opções gratuitas ou mais baratas de lazer. Sessões de cinema em dias de semana podem ter preço reduzido e uma caminhada em parques públicos é uma ótima opção de passeio gratuito.

Fuja das armadilhas das compras por impulso.

Cuidado com as tentações das vitrines. Antes de comprar, reflita se realmente precisa do item e pesquise o melhor preço.

Evite desperdício.

Controlar as contas da casa também pode reduzir despesas. Ações simples como substituir lâmpadas antigas por modelos de LED são um ótimo exemplo. Além disso, banhos mais curtos ajudam a economizar nas contas de água e luz.