Em qualquer atividade, iniciantes tendem a cometer muitos erros, mas quando falamos em investidores, muitos erros podem, literalmente, custar caro. Por isso, separamos 4 dos erros mais comuns dos investidores iniciantes. Fique atento e procure fugir deles.
1. Otimismo em excesso.
Superestimar a probabilidade de eventos positivos é sempre perigoso. As promessas de investir pouco e ganhar muito em pouco tempo podem causar angústia, ansiedade e grandes decepções. Além disso, investidores iniciantes são mais suscetíveis a golpes como as pirâmides financeiras.
Como evitar: conheça muito bem o investimento que pretende fazer, suas características, riscos e histórico, assim você evita surpresas desagradáveis.
2. Confundir noção básica com conhecimento.
Ouvir alguém falar bem sobre uma determinada aplicação não é suficiente para apostar todas as suas fichas nela, mesmo que seja a dica de um especialista.
O investimento que é bom para uma pessoa nem sempre é o ideal para outra. É preciso levar em consideração seu perfil de investidor, objetivos e prazos.
Como evitar: vá além do básico e procure se aprofundar nas alternativas de investimento que parecem mais apropriadas para seu perfil.
3. Achar que todo o sucesso é resultado da sua sabedoria e não do mercado em alta.
Por exemplo: ganhar com a alta das ações da bolsa de valores é ótimo, mas é importante ter os “pés no chão” e entender que é possível que seus ganhos sejam resultado da alta do mercado e que, portanto, essa tendência pode mudar. Do contrário, você pode achar que sempre vai ganhar e quando a “onda” passar, pode perder tudo o que lucrou e até mais.
Como evitar: tenha um plano B. Testar e aprender estratégias para investir quando o mercado está em baixa, seja na bolsa de valores ou fora dela.
4. Planejar para o longo prazo e reagir no curto.
Muitas vezes investidores iniciam na bolsa de valores pensando em ter retorno em 4 ou 5 anos, porém, na primeira queda já vendem as ações acabam com prejuízo.
Outro erro comum é fazer aplicações pré-fixadas de longo prazo e acabar precisando sacar o dinheiro antes da hora e, assim, perdem a rentabilidade.
Como evitar: Entenda sua tolerância ao risco e escolha investimentos adequados a ela. Tenha um fundo de emergência.
Os 4 erros comuns dos investidores iniciantes que listamos aqui não são os únicos mas fugir deles já é um bom início para evitar prejuízos desnecessários. Por isso, estude, planeje e teste suas estratégias.