O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal liberaram a consulta ao abono PIS/Pasep, que começará a ser pago em 8 de fevereiro.
Mais de 22 milhões de brasileiros serão beneficiados no próximo calendário. No total, o valor a ser pago soma R$ 20 bilhões.
Segundo a Caixa, os trabalhadores da iniciativa privada inscritos no PIS e nascidos nos meses de janeiro a junho já podem consultar as informações pelo aplicativo Caixa Tem e pelo atendimento Caixa ao Cidadão (0800 726 0207).
Além disso, os trabalhadores dos municípios afetados pelas chuvas nos estados da Bahia e de Minas Gerais também já podem fazer a consulta.
Já para quem é vinculado ao Pasep, a consulta do saldo deve ser feita na página Consulte Seu Pasep, do Banco do Brasil. Além disso, existe a opção de ligar para a Central de Atendimento do Banco do Brasil (4004-0001, para capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, para o interior).
A Consulta ao abono PIS/Pasep também pode ser feita pelo site do Governo Federal, assim como pelo telefone 158, do Ministério do Trabalho e Previdência, e pelo atendimento presencial nas unidades regionais da pasta.
O que é o abono?
Ele é um benefício que o governo federal dá para a alguns trabalhadores, uma espécie de 14º salário. O valor que pode chegar a um salário mínimo e é pago para quem preencher os seguintes requisitos:
- Ter tirado a carteira de trabalho há pelo menos cinco anos;
- Seu salário não pode ter sido superior a dois mínimos;
- Ter trabalhado por, pelo menos, 30 dias (seguidos ou não) no ano-base considerado para apuração;
- Ter os dados corretos na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
No caso do PIS, o calendário segue a data de nascimento e vai de 8 de fevereiro a 31 de março. Por sua vez, para os trabalhadores vinculados ao Pasep, a ordem de pagamento segue os números finais de inscrição e vai de 15 de fevereiro até 24 de março.