Desde o ano passado, a Febrapo já registrou dezenas de tentativas de golpes relacionados ao Acordo dos Planos Econômicos. Por isso, disponibilizamos o máximo de informações sobre o tema para alertar os poupadores e evitar golpes.
Os alertas são veiculados com frequência nas nossas redes sociais e têm lugar de destaque até mesmo no nosso site. Além disso, foram veiculadas no Guia do Investidor e no jornal O Globo as entrevistas concedidas pela diretora de nossa instituição, Ana Carolina Seleme, e por nosso coordenador executivo, Edson Freitas, em que destacam o número crescente de denúncias recebidas pela Febrapo e relatam alguns exemplos. Confira na íntegra das reportagens aqui e aqui.
Como identificar as tentativas de golpe?
Os golpistas costumam entrar em contato com os poupadores por telefone. Eles tentam se passar por um advogado responsável pelo caso ou, até mesmo, por funcionários do Conselho Nacional de Justiça e solicitam o pagamento de taxas referentes ao processo. A estratégia é convencer a vítima a transferir determinada quantia para que o pagamento do Acordo seja liberado.
Assim, é preciso informar os poupadores que essas taxas NÃO EXISTEM e, portanto, eles não devem fazer nenhum pagamento nem fornecer seus dados pessoais.
Vale lembrar que esse público é formado, em sua maioria, por pessoas idosas e, por isso, mais vulneráveis a esse tipo de fraude. Dessa forma, os alertas são ainda mais importantes.
Os advogados também são elementos fundamentais para disseminar os alertas e ajudar a proteger os poupadores. Informe seus clientes sobre o tema, compartilhe nosso conteúdo com eles e avise que, caso sofram uma dessas tentativas de golpe, entrem em contato com você ou com a Febrapo.
Estamos sempre prontos para defender os interesses dos poupadores e de seus advogados.