O Legal G20 é um fórum de colaboração jurídica internacional entre os países que fazem parte do grupo das maiores economias do mundo. O seu objetivo é estabelecer um consenso jurídico global em defesa da democracia, dos direitos humanos e da segurança jurídica. O Legal G20 é importante na busca de soluções jurídicas entre os países e a defesa do Estado Democrático de Direito.
Realizado no Rio de Janeiro, o evento foi uma oportunidade para o Brasil mostrar seus atributos jurídicos ao mundo, ao mesmo tempo em que serviu como plataforma para a troca de experiências profissionais. A integração jurídica entre os países contribui na atuação da advocacia, pois permite que profissionais do Direito tenham contato com situações e soluções diferentes do seu cotidiano.
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, foi um dos palestrantes. Em sua fala, ele ressaltou o protagonismo do Brasil no debate sobre uma regulação da internet:
“Não teremos uma saída segura sem que o tema seja tratado do ponto da governança global, e este fórum tem um papel fundamental para que a discussão possa ser levada para outros países que integram o G20”, disse Barroso.
O G20 e seus membros.
Criado em 1999, o G20, ou Grupo dos 20, é o principal fórum de cooperação econômica internacional. O grupo é composto pelos 19 países com as maiores economias do mundo (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia), além da União Africana e União Europeia.
A soma das economias de seus membros equivale a cerca de 75% do PIB global. O Brasil exerce seu mandato na presidência rotativa do grupo até 30 de novembro deste ano.