A dívida caducou. O que isso quer dizer?

Compartilhe essa notícia!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
A dívida caducou. O que isso quer dizer?

Talvez você já tenha ouvido alguém dizer que uma dívida caducou ou vai caducar, o que pode soar como uma notícia positiva para o devedor. Mas você sabe o que isso quer dizer?

O termo “caducar” vem da prescrição, que é o prazo que a lei estipula, para que o credor acione judicialmente um débito. Na prática, depois de cinco anos, a dívida caduca e é removida da lista dos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa ou SPC, e seu histórico fica limpo. Além disso, essa dívida não será mais considerada no cálculo do seu score de crédito.

Entretanto, vale lembrar que esse prazo pode não ser contínuo e, se interrompido por alguma das formas previstas em lei, tem a possibilidade de exceder os cinco anos do não pagamento da dívida.

Dívida caduca não pode mais ser cobrada 

O entendimento de que a cobrança da dívida ainda poderia ser realizada extrajudicialmente foi superado em decisão recente, quando a 3ª turma do STJ fixou que o reconhecimento da prescrição da pretensão impede tanto a cobrança judicial quanto a cobrança extrajudicial do débito.

Então vale a pena esperar caducar?

Ficar mais de cinco anos com o “nome sujo” não é uma situação confortável e, mesmo depois desse período, ainda existem problemas.

Vale lembrar que, mesmo depois de caducar, a pendência financeira permanece no Registrato, o seu histórico financeiro no Banco Central. Ou seja, qualquer banco terá acesso a informação dessa entrada negativa durante uma análise de crédito.

Dessa forma, a dívida ainda pode dificultar a emissão de cartões de crédito e a aprovação de financiamentos e de empréstimos em muitas instituições financeiras.

Como regularizar uma dívida?

Entender e gerenciar suas dívidas de maneira eficaz é importante para controlar suas finanças. Em vez de esperar ou entrar em desespero, crie um plano simples. Comece avaliando o seu orçamento, tente reduzir gastos e veja o quanto sobra para fazer o pagamento. Se não puder pagar tudo, tente negociar a dívida para conseguir descontos e melhores condições de pagamento.

Uma boa saída para negociar dívidas é o Desenrola Brasil, programa do Governo Federal voltado às pessoas com CPF negativado. A medida visa combater a inadimplência no país e ajudar as pessoas endividadas a quitarem suas pendências.

Confira aqui outras dicas para renegociar e colocar as contas em dia.