A importância da educação financeira

Compartilhe essa notícia!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
A importância da educação financeira

A educação financeira passou a ser uma disciplina obrigatória no currículo da educação infantil e do ensino fundamental, de acordo com as determinações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essa recente mudança na legislação reflete a necessidade de conscientizar as novas gerações sobre a importância do planejamento financeiro e da gestão eficiente dos recursos.

Uma breve definição

A educação financeira pode ser definida como um conjunto de conhecimentos e habilidades que permitem às pessoas gerir melhor suas finanças pessoais, evitando problemas como dívidas excessivas e fazendo escolhas financeiras mais adequadas. Em suma, é a capacidade de lidar melhor com o dinheiro e organizar o orçamento pessoal.

Principais benefícios

Com uma boa educação financeira aprendemos a cortar gastos desnecessários e economizar para atingir objetivos específicos financeiros, como comprar um carro, uma casa ou fazer a viagem dos sonhos. Tudo isso evitando problemas financeiros que podem levar a consequências negativas.

Além disso, ela também ajuda as pessoas a entenderem melhor os diferentes tipos de investimentos disponíveis, desde os mais conservadores até os mais arriscados. Com esse conhecimento, é possível tomar decisões mais conscientes sobre onde investir o dinheiro, aumentar o retorno financeiro e reduzir os riscos.

Outro benefício fundamental é a chance de aprender a lidar com objetivos de longo prazo e se preparar melhor para o futuro. Afinal, quando se aprende a administrar o dinheiro de forma eficiente, é possível criar uma reserva financeira para enfrentar situações de emergência, como uma perda de emprego ou uma doença. Além, é claro, de uma aposentadoria mais confortável.

Nunca é tarde para começar

Quanto antes aprendermos a cuidar do nosso dinheiro, melhor. No entanto, quem não teve aulas de educação financeira na escola não precisa desistir, pois sempre há tempo para começar. Já falamos sobre isso em outra postagem com dicas importantes para dar os primeiros passos. Clique aqui e confira.