Cartão de crédito: como usar sem se encrencar

Compartilhe essa notícia!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Cartão de crédito: como usar sem se encrencar

O cartão de crédito pode ser uma forma de pagamento útil para facilitar o orçamento e ajudar a organizar as finanças. No entanto, se não for usado com cautela, pode causar problemas financeiros.

É preciso lembrar que, assim como qualquer outra ferramenta financeira, o uso do cartão de crédito requer conhecimento e bom senso para evitar dívidas excessivas e taxas de juros exorbitantes.

Por isso, antes mesmo de usar o seu, certifique-se de entender as taxas de juros, tarifas e limites de crédito para evitar surpresas desagradáveis ​​mais tarde. Além disso, você pode conferir algumas dicas que separamos para transformar o seu cartão de crédito em um aliado prático e seguro.

1. Atenção à data de vencimento

Ao utilizar um cartão de crédito, os gastos realizados são pagos em uma data posterior, na data de vencimento da fatura. Dessa forma, a depender do dia de fechamento e vencimento da fatura, é possível efetuar uma compra e pagar por ela somente até 40 dias depois. Esse é um dos maiores benefícios do cartão.

Porém, se você não pagar a fatura até o dia do pagamento, vai pagar juros e as taxas são altíssimas. Portanto, anote a data de vencimento e mantenha a disciplina para pagar sempre a tempo.

2. Não empreste o seu cartão

Quando você empresta o seu cartão de crédito, corre o risco de comprometer todo o seu histórico financeiro. Afinal, quem usar seu cartão pode não cumprir o prazo de pagamento e complicar as suas finanças.

3. Cuidado com o parcelamento de compras

Parcelar as compras pode ser uma vantagem, mas também requer atenção. Todos os pagamentos devem constar no seu planejamento financeiro. É indispensável manter a organização e o controle para não perder as contas de vista.

Outro detalhe importante é checar os juros. Muitas vezes vale mais a pena economizar um pouco e fazer a compra à vista (com desconto) do que parcelar no cartão.

4. Fuja do crédito rotativo

É fácil de contratar e difícil de pagar. Os juros do crédito rotativo são extremamente altos e podem virar um grande problema. Se realmente não conseguir quitar a fatura do cartão, procure por alguma opção mais adequada de empréstimo. Existem produtos mais apropriados e com juros muito menores.