Celular seguro: conheça o aplicativo para bloquear celulares roubados

Compartilhe essa notícia!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Celular seguro: conheça o aplicativo para bloquear celulares roubados

Nos próximos 2 ou 3 minutos que você deve usar para ler este post, ao menos meia dúzia de aparelhos celulares serão roubados no Brasil*. O número impressionante de furtos e roubos dos aparelhos motivou a criação do Celular Seguro, um app conectado ao Gov.br. O objetivo do app é bloquear o aparelho e impossibilitar seu uso.

Como funciona o app do Celular Seguro?

O app notifica as empresas parceiras para que seja possível bloquear o IMEI, que é a “identidade” do aparelho, além de contas bancárias e linhas telefônicas. Para isso, é necessário cadastrar o celular no app e informar a marca, modelo, número de série, operadora, número de telefone e IMEI do seu aparelho.

Em caso de furto ou roubo, o app permite que o ato seja registrado por você ou por uma pessoa de sua confiança, que deve estar cadastrada previamente, através de um computador ou do próprio app em outro celular.

Com isso, o aplicativo gerará um número de protocolo e emitirá o alerta para as instituições parceiras realizarem as ações de proteção. Se tudo der certo, o aparelho vira praticamente “um pedaço de metal” com pouco valor.

No entanto, vale lembrar que não existe garantia de bloqueio imediato. Pode demorar até 6 horas para que o pedido seja enviado às operadoras e mais 1 dia útil para a linha ser bloqueada. No caso dos aplicativos bancários, alguns bancos participantes garantem bloqueio imediato, mas outros podem demorar até meia hora, a partir do recebimento do alerta feito pelo app.

O que dizem os especialistas?

Alguns pontos de atenção foram destacados por especialistas na área, como o fato de que os criminosos já demonstraram serem capazes de alterar o IMEI de celulares. Além disso, é preciso monitorar a possibilidade de eventuais golpes que usem o nome do Celular Seguro.

Importante: o aplicativo não substitui a realização de um boletim de ocorrência na polícia.

O Celular Seguro já está disponível para download tanto no Google Play quanto na Apple Store e, só nos primeiros 3 dias, já recebeu mais de 500 mil cadastros.

 

*segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil teve a média de 2 celulares roubados por minuto em 2022.