Alguns comportamentos comuns atrapalham as finanças até mesmo de quem tem uma boa renda mensal.
Muita gente se pergunta o que está fazendo de errado para ter problemas financeiros. Muitos até querem guardar dinheiro mas não sobra nada no fim do mês. Para outros, o problema é maior: sobra mês e falta salário.
De modo geral, essas pessoas não conseguem identificar facilmente as atitudes e decisões que corroem o dinheiro e prejudicam o orçamento ou até acham que essa situação é algo natural. Por isso, identificar os comportamentos que atrapalham suas finanças é o primeiro passo para sair dessa. Conheça quatro deles:
1. Não fazer planejamento nem controle financeiro.
Fica difícil lidar com as finanças se você nem sabe quanto e com o que gasta seu dinheiro. O primeiro passo é manter uma planilha organizada com todos os gastos, tanto fixos quanto ocasionais.
2. Usar a função rotativa do cartão de crédito.
O cartão de crédito é uma ótima ferramenta de pagamento e ajuda muita gente a controlar o pagamento das despesas de forma organizada. Com o cartão, é possível concentrar os gastos e ganhar alguns dias para pagar a fatura.
No entanto, nem todo mundo consegue se controlar e acaba abusando dessa forma de pagamento. Assim, quando a fatura chega a pessoa não consegue pagar e entra na função rotativa que tem juros astronômicos.
3. Dar muito valor ao status.
Gastar demais para exibir um estilo de vida que não é compatível com sua renda é muito mais comum do que se imagina. É comum recorrer às compras parceladas e até empréstimos para comprar (e exibir) sonhos de consumo que viram o pesadelo do orçamento mensal.
4. Comprar porque está barato, não porque precisa.
Liquidações nem sempre são sinônimo de economia. Os apelos promocionais levam muita gente a gastar mais do que deve só para aproveitar os descontos. Por isso, não compre com pressa. Pesquise e avalie se precisa mesmo daquele item e se o a promoção realmente vale a pena.