A Febrapo, Frente Brasileira Pelos Poupadores, nasceu em julho de 2014 e é uma reunião de associações e entidades voltadas ao direito do consumidor bancário.
Nosso objetivo principal é proteger e garantir os direitos dos poupadores brasileiros, principalmente daqueles afetados pelos planos econômicos implementados no país pelos governos Sarney e Collor, entre os anos de 1987 e 1991.
Tendo em vista o grande número de ações pendentes de julgamento no judiciário brasileiro, bem como a suspensão destes processos em virtude da ADPF 165 (ação que visava demonstrar a constitucionalidade dos Planos Econômicos e a inexistência de direito dos poupadores), a Febrapo iniciou suas atividades dialogando para a consecução do Acordo Coletivo dos Planos Econômicos, homologado pelo Supremo Tribunal Federal em 2018.
Trabalho que vai além do Acordo
A atuação da Febrapo não se resume à articulação do Acordo. Nosso trabalho foi rapidamente ampliado e passamos a oferecer suporte a poupadores e seus advogados nas mais diversas frentes: atendimento telefônico e presencial, e-mail e WhatsApp; respondendo dúvidas sobre o processo de adesão ao Acordo e orientando sobre os direitos e deveres do consumidor bancário.
Além disso, promovemos um trabalho constante de conscientização em nossas redes sociais (Instagram, Youtube e Facebook) e blog, onde divulgamos informações relevantes não apenas sobre o Acordo como também sobre educação financeira, direito do consumidor e investimentos, assim como importantes alertas sobre a incidência de golpes e riscos ao poupador e ao consumidor brasileiro.
A Febrapo também reconhece e fomenta os meios alternativos para resolução de conflitos, como audiências de conciliação judiciais e extrajudiciais. O objetivo é transformar a atuação do consumidor perante o mercado, para uma participação ativa por meio da informação e da compreensão das leis e regras que regem o sistema financeiro e de consumo no Brasil.
Essa é a Febrapo, defensora dos poupadores e consumidores brasileiros.