Cuidado com os golpes na Black Friday

Compartilhe essa notícia!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Cuidado com os golpes na Black Friday

A Black Friday é uma data aguardada por muitos consumidores que buscam oportunidades de comprar com grandes descontos. No entanto, é também um momento em que os criminosos online intensificam suas atividades e aproveitam a empolgação das compras para aplicar golpes. Para comprar com segurança e evitar prejuízos, listamos alguns cuidados importantes que você deve ter.

Cuidado com o phishing

O phishing é uma modalidade de fraude na qual os criminosos tentam enganar as pessoas para obter informações confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito e detalhes de contas bancárias. Eles enviam e-mails ou mensagens falsas, simulando serem de lojas conhecidas, induzindo os consumidores a clicarem em links maliciosos. Esses links podem levar a sites fraudulentos que capturam dados sensíveis, como senhas e números de cartão de crédito. Por isso, preste atenção à autenticidade das comunicações recebidas e evite clicar em links suspeitos.

Ao buscar ofertas, fique atento aos preços muito abaixo do normal. Criminosos muitas vezes aproveitam o apelo da Black Friday e criam sites falsos ou anúncios enganosos para atrair vítimas desavisadas. Verifique a reputação da loja, pesquise avaliações de outros consumidores e desconfie de promoções que pareçam boas demais para serem verdadeiras.

Use conexões seguras

É sempre importante usar conexões seguras ao fazer compras online. Evite realizar transações financeiras em redes Wi-Fi públicas, pois essas são mais vulneráveis a ataques. Dessa forma, opte por redes privadas e seguras para garantir a proteção de suas informações.

Olho nos extratos

Para evitar surpresas desagradáveis, verifique regularmente seus extratos bancários de olho em atividades suspeitas. Percebeu algo fora do comum? Entre em contato imediatamente com a instituição financeira.

Pague com cartão virtual

A versão virtual do cartão de crédito é considerada mais segura, já que possui uma curta duração de uso e, em alguns casos, é válida somente para uma única transação. Dessa forma, o cartão virtual é mais difícil de ser clonado.