Endividamento: o caminho é negociar

Compartilhe essa notícia!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
endividamento

O brasileiro nunca deveu tanto. A taxa média de endividamento das famílias, medida pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), é de 78,3% da população, segundo dados divulgados em maio deste ano pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Esse percentual é o maior desde que o levantamento começou a ser feito, em 2011.

Vale lembrar que apesar de 8 em cada 10 famílias brasileiras terem alguma dívida, isso não quer dizer que todos estão inadimplentes. A maior parte das dívidas é de compras parceladas com cartão de crédito, que podem estar sendo pagas em dia. A inadimplência ocorre quando as dívidas estão em atraso. Porém, há uma outra má notícia: de acordo com a mesma pesquisa da CNC, em abril de 2023 quase um terço das famílias no Brasil estavam inadimplentes.

Como lidar com tanta dívida?

Além de fazer um bom planejamento financeiro, reduzir gastos é fundamental, inclusive para evitar novas dívidas. No entanto, para lidar com as dívidas que você já tem, a solução é negociar.

Lembre-se de que o credor, incluindo os grandes bancos, também tem interesse no pagamento da dívida. Portanto, a negociação da dívida é uma oportunidade de diálogo Avalie as condições e tente buscar uma negociação justa e que você consiga pagar.

No caso de empréstimos e financiamentos com parcelas em dia, sempre que possível, procure antecipar pagamentos e amortizar a dívida. Essa estratégia rende bons descontos das instituições financeiras.

O Programa Desenrola Brasil visa reduzir o endividamento.

O Desenrola Brasil é uma iniciativa do Governo Federal que visa renegociar dívidas e combater a inadimplência. Lançado em junho deste ano e dividido em três etapas, o programa beneficia cidadãos com CPF negativado, ou seja, que têm dívida inscrita nos cadastros dos birôs de crédito. A expectativa do Governo é beneficiar até 70 milhões de pessoas.

Para mais dicas sobre como lidar com dívidas, confira aqui, e aqui.