Planejamento anual para colocar as contas em dia em 2024

Compartilhe essa notícia!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Planejamento Anual para Colocar as contas em dia em 2024

Se você precisa organizar suas finanças, ainda dá tempo de fazer um planejamento anual para deixar as contas em dia.

Um planejamento anual mostra a nossa vida financeira de forma mais ampla e ajuda a focar nos objetivos financeiros. Para pessoas que têm renda variável, este tipo de controle também ajuda a evitar os “meses de aperto”, já que emergências acontecem e é possível preparar-se para períodos onde as receitas são menores.

Além disso, ao ver nossa renda anual de uma vez só, ou seja, um valor maior do que estamos acostumados, é natural indagarmos: “Eita, cadê todo esse dinheiro?”. É isso que vamos descobrir.

O que o seu planejamento anual precisa ter?

Primeiramente, é preciso saber exatamente quanto dinheiro entra e quanto sai. Ter essa visão das receitas e despesas vai deixar clara a situação e ajudar a controlar os gastos de cada mês. Por isso, faça uma tabela e coloque todas as fontes de renda e também os gastos.

No entanto, lembre-se que não adianta apenas anotar tudo, mas também mudar os hábitos associados ao dinheiro. Dessa forma, faça uma boa análise dessas informações, e identifique o que realmente é necessário e o que pode ser eliminado como gasto.

Feito isso, agora é preciso estabelecer as metas e prioridades. Saber onde quer chegar vai ajudar na manutenção do foco e guiar suas decisões financeiras. Entretanto, é preciso estabelecer prioridades. Se você, por exemplo, quer comprar um apartamento mas tem dívidas, quitá-las é a primeira etapa.

Evite ao máximo o uso de ferramentas que incluem juros, como o cheque especial e o rotativo dos cartões de crédito. Esses mecanismos só devem ser usados em situações de emergências extremas, já que os juros cobrados são exorbitantes.

Programa Desenrola Brasil promove renegociação de dívidas

Seu planejamento anual deve considerar suas dívidas e formas de acabar com elas. Uma das maneiras de sanar dívidas é o Programa Desenrola Brasil, criado pelo governo federal em 2023. O objetivo do programa é reduzir o número de famílias inadimplentes no país e permitir que os devedores voltem a ter condições de adquirir novas operações de crédito.

Por fim, com as contas organizadas e dívidas pagas, é preciso resistir à tentação de sair gastando. Comece a investir e aumentar seu patrimônio. Um orçamento sadio deve prever que uma parte dos seus vencimentos seja destinado a investimentos de curto e longo prazo. Esse é o melhor caminho para alcançar os seus objetivos financeiros.