Planejamento Financeiro: conheça o método 50-30-20

Compartilhe essa notícia!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Planejamento Financeiro: conheça o método 50-30-20

Ter um planejamento financeiro é algo essencial para vencer o desafio de organizar as finanças e manter as contas em dia. Muita gente até sabe disso, mas não sabe por onde começar. O método 50-30-20 é um dos mais conhecidos e pode te ajudar bastante.

Como funciona o 50-30-20?

O método 50-30-20 propõe uma forma de dividir o dinheiro que entra na conta mensalmente conforme a prioridade e funciona de forma bem simples. A ideia é dividir a renda líquida mensal em três partes (50%, 30% e 20%), considerando as despesas fixas, despesas variáveis e o dinheiro que você vai guardar.

Os gastos fixos são os essenciais, como energia elétrica, água, aluguel, supermercado, transporte, plano de saúde e farmácia. Se o total desses gastos ultrapassar os 50% da sua renda, você precisa analisar onde pode economizar e fazer ajustes.

O que não entrou na primeira lista e que não é considerado essencial para a sobrevivência pode ser classificado como gasto dispensável ou variável. Entram nessa categoria os serviços de streaming, TV a cabo, compras online e passeios, por exemplo. Se o que você gasta ultrapassar os 30% da sua renda é preciso fechar a mão, pois muitas vezes são esses gastos que levam as pessoas ao endividamento.

Depois que você já separou o dinheiro para pagar as contas, o ideal é que você tenha no mínimo 20% da renda líquida mensal destinada para poupar. Poupar significa que você terá dinheiro guardado para momentos de urgência sem precisar recorrer a empréstimos ou linhas de crédito com juros exorbitantes, como cheque especial e rotativo do cartão de crédito.

Um fato importante: quando você começar a usar o método 50-30-20, se você tiver dívidas, deve começar a quitá-las com os 20% que você pouparia.

Vale a pena utilizar o método 50-30-20 de organização de orçamento?

O 50-30-20 é uma ótima maneira de controlar as finanças e melhorar a relação com o dinheiro. No entanto, como qualquer outro método, exige disciplina.

Dessa forma, com um pouco de dedicação, você vai conseguir sair das dívidas, organizar as finanças e mudar seu perfil de consumidor. E quando menos esperar, já vai ter algum dinheiro guardado para viajar, trocar de carro ou fazer umas comprinhas no shopping, com moderação, claro.