Por que a poupança ainda é o investimento preferido dos brasileiros?

Compartilhe essa notícia!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Por que a poupança ainda é o investimento preferido dos brasileiros?

A poupança ainda é o investimento preferido de grande parte da população brasileira. Mesmo em um cenário econômico em constante evolução, com outras opções mais rentáveis, ela ainda é a principal modalidade de investimento dos brasileiros.

Segundo a pesquisa Banking & Fintech Insights 2022, realizada pelo Instituto QualiBest, 51% dos daqueles que investem apostam na tradicional caderneta de poupança. Vale a pena destacar que esse é um investimento de baixa rentabilidade, já que o lucro obtido, muitas vezes, é menor do que a inflação.

Afinal, por que tanta gente ainda prefere a poupança?

Uma das principais razões para tamanha popularidade no Brasil é a sua simplicidade. Abrir uma conta poupança é um processo rápido e fácil, acessível a praticamente qualquer pessoa. Além disso, não é necessário conhecimento financeiro avançado para começar a investir. Isso a torna uma opção atrativa para aqueles que estão apenas começando a se familiarizar com o mundo dos investimentos.

Outro fator que contribui para a preferência pela poupança é a liquidez imediata. Os recursos depositados na poupança podem ser facilmente sacados a qualquer momento, sem penalidades ou prazos de carência. Essa flexibilidade é valorizada por muitos brasileiros, que gostam ou precisam de acesso rápido ao seu dinheiro quando necessário.

A falta de conhecimento sobre investimentos de uma forma geral também ajuda a manter a hegemonia da poupança. Muita gente acredita que essa é a única opção de investimento realmente seguro, mas não é verdade. Existem outras opções no mercado igualmente seguras e com maior rentabilidade.

O CDB, Certificado de Depósito Bancário, é um bom exemplo. Essa modalidade de investimento é garantida pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Dessa forma, se você tiver até R$ 250 mil investidos em um CDB, tem garantia de recebimento dos valores caso a instituição financeira vá à falência. Exatamente como acontece com a caderneta de poupança.