Quais os riscos de emprestar o cartão de crédito?

Compartilhe essa notícia!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Quais os riscos de emprestar o cartão de crédito?

Emprestar o cartão de crédito a alguém pode parecer uma ação inofensiva, uma maneira de ajudar um amigo ou parente a realizar uma compra. Porém, na prática, esse empréstimo pode ser uma ótima forma de ter prejuízo.

Ao emprestar o cartão de crédito, você se expõe a uma série de riscos financeiros e potenciais complicações. Por isso, antes de atender ao pedido, avalie as situações que listamos aqui.

Mau uso do cartão

Um dos principais riscos está relacionado ao mau uso do cartão. A pessoa que recebeu o cartão pode ultrapassar os limites estabelecidos, realizar compras impulsivas e até mesmo contrair dívidas. Nesses casos, você, como titular do cartão, será responsável por pagar a fatura.

Golpes e fraudes

Muitos cartões de crédito oferecem proteção adicional contra golpes e uso indevido. Porém, essas garantias não se aplicam quando você empresta seu cartão e a fraude ocorre nesse período. Isso acontece porque, mesmo não sendo ilegal, emprestar o cartão pode infringir as regras do contrato.

Dessa forma, se a pessoa utilizando o seu cartão não adotar as precauções essenciais em compras online ou se tornar vítima de um hacker, adivinhe quem será responsável pelos prejuízos? Exatamente, você.

Score de crédito

Outro aspecto a ser considerado é a possível interferência no histórico de crédito do titular. Se o amigo ou familiar que recebeu o cartão não cumprir com os compromissos financeiros assumidos, isso pode impactar negativamente a pontuação de crédito do titular, dificultando futuras transações financeiras, como a obtenção de empréstimos ou financiamentos.

Risco até para as amizades

Além dos riscos financeiros ao emprestar o cartão de crédito, há também a possibilidade de prejudicar a amizade ou o relacionamento com a pessoa que recebeu o cartão. As questões financeiras podem criar tensões e conflitos. Ou seja, a intenção inicial de ajudar pode, no final das contas, ter um impacto negativo na relação.