Tesouro Direto: o que é e como funciona.

Compartilhe essa notícia!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Tesouro Direto: o que é e como funciona.

O Tesouro Direto é considerado o investimento mais seguro do mercado, já que ele é 100% garantido pelo Tesouro Nacional.

O que é?

O Tesouro Direto é um título emitido pelo governo federal. Dessa forma, quando investe o seu dinheiro no Tesouro Direto,  você está comprando títulos públicos e vai receber o que pagou acrescido de juros na data de vencimento, que é definida no momento da compra.

Em outras palavras, é como se você estivesse “emprestando” dinheiro para o governo, para depois receber de volta, com juros.

Além de acessível e de apresentar muitas opções de investimento, o Tesouro Direto oferece boa rentabilidade e liquidez diária, ou seja, você pode resgatar o valor investido quando quiser.

Tipos de títulos do Tesouro Direto.

Existem três tipos básicos de título do Tesouro Direto: prefixados, atrelados à inflação (IPCA) e atrelados à Taxa Selic.

1. Prefixados

Os títulos prefixados são aqueles que têm taxa de juros fixa, ou seja, você já conhece no momento do investimento.

Vantagens:

  • Garante uma rentabilidade fixa já conhecida no momento do investimento;
  • Ideal para metas de médio e longo prazo.

2. Tesouro Selic

Os títulos Tesouro Selic são títulos pós-fixados que possuem rentabilidade atrelada à Taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia brasileira.

  • Ideal para reserva de emergência;
  • Indicado para objetivos de curto prazo.

3. Tesouro IPCA

A rentabilidade desse título está atrelada à inflação, que é medida pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA. Dessa forma, esses títulos oferecem rendimento igual à variação da inflação mais uma taxa prefixada de juros.

  • Garante uma rentabilidade sempre acima de inflação;
  • Ideal para investimentos de longo prazo;
  • Protege o patrimônio investido das variações da inflação.

Como investir?

A venda de títulos públicos federais para pessoas físicas é feita de forma 100% online. Assim, todas as aplicações, resgates e acompanhamento dos seus investimentos são feitos pela internet.

Para investir, basta ter uma conta em alguma Instituição Financeira habilitada, seja um banco ou uma corretora.