5 dicas essenciais para melhorar o seu score de crédito

Compartilhe essa notícia!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
5 dicas essenciais para aumentar seu score de crédito

O score de crédito é um dos fatores que as instituições financeiras avaliam para decidir se devem ou não conceder um empréstimo, financiamento ou até mesmo cartão de crédito. Por isso, manter um score alto é fundamental para ter acesso a esses serviços com taxas mais baixas e melhores condições financeiras.

Como funciona o score?

A palavra score significa ‘pontuação’ em inglês. Portanto, o score de crédito representa uma avaliação do seu histórico financeiro. Seu objetivo é avaliar o risco de inadimplência. Ou seja, a partir da sua pontuação, os bancos conseguem medir a probabilidade de você não pagar suas dívidas de cartão de crédito, empréstimos, financiamentos e outras obrigações financeiras.

Medida de 0 a 1.000, a pontuação pode ser consultada online, por meio de sites de órgãos de proteção ao crédito. O ideal é manter o score acima de 700. Para isso, separamos 5 dicas essenciais para melhorar a sua pontuação.

1. Pague suas contas pontualmente.

A pontualidade nos pagamentos é, obviamente, um dos fatores mais importantes para um bom score de crédito.

2. Mantenha um equilíbrio saudável de dívidas.

Evite acumular dívidas excessivas e mantenha os saldos de seus cartões de crédito abaixo do limite estabelecido. Manter um equilíbrio saudável entre crédito disponível e crédito utilizado pode contribuir para uma pontuação mais alta.

3. Não exagera nas consultas de crédito.

Múltiplas consultas de crédito em um curto período podem sinalizar desespero por crédito, o que pode prejudicar sua pontuação. Por isso, tente limitar o número de vezes que seu crédito é consultado, especialmente em um curto período de tempo.

4. Faça o Cadastro Positivo

Crie o seu perfil do Cadastro Positivo. Ele vai servir como um banco de dados. Dessa forma, sempre que você efetua pagamentos de faturas como a do cartão de crédito ou mesmo a conta de luz, esses registros são adicionados ao seu histórico positivo, desde que você pague em dia, claro.

5. Tenha contas em seu CPF

Cadastrar contas no seu nome ajuda a aumentar o score, porque mostra que você é um consumidor e pagador ativo. Manter as contas de luz ou água, por exemplo, no seu CPF, melhora sua confiabilidade.

Essas dicas são capazes de aumentar seu score de crédito, porém, vale lembrar que isso não acontece de uma hora para outra. Em muitos casos, a mudança pode demorar dias ou até meses, portanto uma outra dica importante é manter a disciplina e ter paciência.