A última sexta-feira de Novembro é dia de Black Friday. Essa data que é tão tradicional nos Estados Unidos, chegou ao Brasil há alguns anos e, apesar de oferecer boas oportunidades de compra, também ficou conhecida para alguns como “black fraude”, por conta dos descontos nem sempre tão significativos e, sobretudo, pelo alto número de denúncias.
Listamos 5 dicas valiosas para você evitar golpes e aproveitar com segurança as melhores ofertas da Black Friday.
1. Faça uma pesquisa de preços antes da data.
Algumas lojas aumentam os preços antes da Black Friday para oferecer um desconto maior e tornar a promoção irresistível no dia. Para evitar a chamada “metade do dobro”, pesquise nas semanas anteriores os preços dos produtos que pretende comprar.
Uma boa forma de fazer isso é utilizar os chamados comparadores online, sites e apps que permitem que o usuário pesquise o histórico de preço dos itens nos últimos meses.
2. Desconfie de tudo antes de comprar.
Gostou de uma promoção? Não confie logo de imediato, principalmente se ela parecer tentadora demais.
Antes de fazer a compra, verifique se não há alguma “pegadinha” nas letras miúdas, quais os juros para pagamento parcelado, por exemplo.
Faça também uma pesquisa completa sobre a loja na internet. Dessa forma, é possível saber há quanto tempo ela existe, se os clientes estão satisfeitos e se há reclamações.
3. Cuidado com sites falsos.
Sites que imitam grandes lojas são outra forma comum de golpe. Eles parecem idênticos ao oficial, por isso fique atento ao endereço que aparece no navegador.
Nesse período, você pode receber vários e-mails com ofertas enganosas e redirecionamento para sites falsos.
4. Verifique as avaliações
Pesquisar avaliações da loja pode ajudar a evitar uma possível dor de cabeça para resolver problemas no atendimento, na forma de pagamento ou na entrega. Para isso, use sites como o Reclame Aqui.
Já no caso do produto, as avaliações podem dar uma ideia da qualidade do item. Afinal, muitas vezes um produto está em promoção simplesmente por conta de sua baixa qualidade.
5. Utilize um cartão virtual
Essa dica serve não só para a Black Friday mas para compras online em geral. Normalmente o número do cartão virtual fica disponível apenas por um determinado período de tempo. Por isso, é considerado mais seguro. Você pode ativá-lo no próprio aplicativo.