Você já deve ter ouvido falar disso na TV, na internet ou mesmo no app do seu banco, mas afinal de contas, o que é Open Banking?
O Open Banking, ou sistema financeiro aberto, é um sistema de compartilhamento de dados financeiros que padroniza os dados dos clientes e os disponibiliza em uma única plataforma integrada e segura (API). As diferentes instituições financeiras têm acesso a essa plataforma. Porém, para acessar os dados é preciso uma autorização expressa dos clientes.
Assim, é o cliente que decide quais dados serão compartilhados, com quem e por quanto tempo. Além disso, a permissão poderá ser cancelada pela pessoa sempre que ela quiser.
Quais os benefícios do Open Banking?
Segundo o Banco Central, a integração pode melhorar a avaliação de crédito e estimular a competição no sistema financeiro, com produtos mais adequados e baratos para os clientes.
Com os dados em mãos, uma instituição financeira pode oferecer taxas mais adequadas ao perfil de risco de um tomador de empréstimo, por exemplo.
Além disso, o sistema vai facilitar a comparação de serviços entre as financeiras, custo de seguros, rentabilidade de investimentos e dos demais produtos bancários.
Ou seja, cada instituição poderá criar produtos e serviços sob medida e com preços mais atrativos para a necessidade de cada cliente, com base nos dados de consumo, renda e transações financeiras.
As instituições têm acesso aos dados antigos ou apenas aos gerados depois do consentimento?
É possível compartilhar o histórico financeiro de até um ano. No entanto, vale lembrar que é o cliente quem decide por quanto tempo os dados serão compartilhados.
Meus dados estarão seguros?
Segundo o Banco Central, a segurança é de responsabilidade das instituições financeiras.
“É das instituições participantes a responsabilidade pela confiabilidade, integridade, disponibilidade, segurança e sigilo dos dados e serviços dos clientes no processo de compartilhamento. Cabe a elas, também, cumprir as disposições da legislação e da regulamentação em vigor”, diz o BC.