Você está visualizando atualmente O casamento e as finanças pessoais.
O casamento e as finanças pessoais

O casamento e as finanças pessoais.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Blog
  • Comentários do post:0 Comentário

O casamento contribui para o sucesso ou fracasso das finanças pessoais. Tudo depende da forma como o casal lida com o assunto.

O dinheiro pode ser um tema delicado para muitos casais. Não são poucos os casos em que a falta de diálogo, responsabilidade ou comprometimento de um dos parceiros causa sérios problemas e compromete não só as finanças como também a harmonia do próprio relacionamento.

Cada pessoa tem uma visão individual sobre o dinheiro, de quanto e como gastá-lo. Por isso, é importante que o casal defina em conjunto as metas da família e tenha bom senso e responsabilidade no uso do dinheiro.

Pessoas equilibradas, que respeitam o ponto de vista do outro são pessoas mais aptas a  enriquecer, pois sabem agir e trabalhar em equipe sem deixar de respeitar a individualidade do outro, independentemente de quem ganha mais ou menos.

Educação Financeira como aliada

Conhecimentos sobre educação financeira podem ser muito importantes na relação entre o casamento e as finanças pessoais. Separamos algumas dicas que podem fazer a diferença:

1. Traçar metas, estabelecendo prazos e respeitando a opinião do parceiro(a). Desde as grandes aquisições até os planos familiares em relação às viagens e seus gastos, compras parceladas, festas em família e até mesmo gastos pessoais supérfluos. Tudo deve ser levado em consideração.

2. Com as metas definidas, organizar o orçamento mensal. Para isso, a dica é anotar todos os gastos durante um período de 30 a 90 dias. Com esse histórico em mãos, é possível tirar uma média dos gastos reais e assim estabelecer limites e analisar onde é possível economizar.

3. Considerar ter uma conta corrente conjunta. Isso dá liberdade, mas também desperta o senso de responsabilidade.

4. Quando for necessário fazer algum gasto de maior valor (troca de um eletrodoméstico, carro ou imóvel, por exemplo), conversar sobre os impactos no orçamento mensal, sempre atentos às prioridades.

 

Deixe um comentário