Em tempos de gasolina em alta, economizar com o carro é cada vez mais difícil. Por isso, na hora de escolher o seu próximo veículo, a atenção a alguns detalhes pode fazer a diferença e evitar gastos ainda maiores.
O brasileiro tem uma verdadeira paixão pelos automóveis e também pelo status que eles oferecem. Por conta disso, muitas vezes a escolha do carro é feita de forma emocional, levando em consideração muito mais os valores das parcelas do que quesitos importantes como segurança e consumo do veículo, além das finanças pessoais do comprador.
1. Observe a classificação do carro.
Assim como certos tipos de produtos como eletrodomésticos, os carros também recebem uma avaliação do Instituto Inmetro, relacionada ao consumo e outros fatores que dizem respeito ao seu bolso.
Por isso, uma boa dica para gastar menos com o carro é avaliar se a classificação que o carro recebeu foi igual ou próximo da letra A. Esses carros são os mais econômicos.
2. Quanto custa o seguro do carro?
O valor do seguro é outro ponto que deve ser observado para quem quer economizar na hora de escolher seu próximo carro. Por isso, pesquise bastante antes de escolher a seguradora e atenção às coberturas contratadas.
Além disso, o valor do seguro também aumenta para carros muito visados por assaltantes.
3. Custos com estacionamento.
Quem vive nas grandes cidades brasileiras sabe o quanto os estacionamentos são caros. Assim, como nem sempre é recomendável estacionar seu veículo na rua, o gasto com estacionamento também deve ser levado em conta antes de passar na concessionária.
4. Manutenção
A manutenção é um dos fatores mais importantes para quem quer economizar na hora de escolher o próximo carro. Antes de comprar, pesquise sobre os custos de manutenção do modelo. Revistas e sites especializados podem ajudar na sua decisão.
Por fim, depois da compra, atenção às recomendações do fabricante em relação à revisões e demais cuidados com a manutenção. Cuidar bem do carro também é cuidar bem do bolso.