Você está visualizando atualmente Conheça e evite os principais golpes financeiros da atualidade

Conheça e evite os principais golpes financeiros da atualidade

Golpes financeiros não são novidade, mas a digitalização das transações trouxe um aumento na frequência e sofisticação das fraudes. Os criminosos acompanham de perto as inovações tecnológicas, criando golpes cada vez mais elaborados e difíceis de identificar. Por isso, precisamos nos manter informados para evitar prejuízos.

Golpe do PIX errado

O fraudador faz uma transferência para a conta da vítima usando uma chave PIX vinculada a um número de telefone. Logo em seguida, ele entra em contato com a vítima, diz que fez uma transação por engano e pede o dinheiro de volta, mas com uma chave PIX de outra conta. Enquanto a vítima devolve o dinheiro, o golpista utiliza o MED (Mecanismo Especial de Devolução) para solicitar ao banco a devolução da transação original.

Para se proteger desse golpe, é necessário conferir se a informação para o pagamento de retorno é a mesma da transação original. Em caso de dúvida, não faça a devolução e entre em contato com o banco.

Encomenda retida nos Correios

Nesse golpe, a vítima recebe um e-mail, SMS ou mensagem no WhatsApp informando que sua encomenda foi taxada e está retida na alfândega. A mensagem contém um link que direciona a pessoa para sites falsos, onde dados confidenciais são roubados.

Para evitar esse golpe, é importante conferir o endereço de e-mail do remetente e desconfiar de mensagens que alegam “urgência”. O ideal é acessar o site ou aplicativo oficial dos Correios para acompanhar as entregas e, se necessário, pagar tributos de importação.

Golpe da clonagem do WhatsApp

O estelionatário entra em contato com a pessoa pedindo um código que supostamente já teria sido enviado, alegando ser necessário para confirmação de cadastro ou atualização do aplicativo. Com esse número, o golpista clona a conta do WhatsApp e a usa em outro celular. A partir daí, o criminoso tem acesso aos contatos da vítima. Para evitar a clonagem, nunca forneça esses códigos a terceiros.

Golpe do número novo

Essa é uma versão mais simples do golpe de clonagem. O criminoso escolhe a vítima e, através de suas redes sociais, encontra fotos e descobre os números de telefone dos contatos. Usando um número de celular aleatório, ele envia mensagens para amigos e familiares da vítima, dizendo que precisou trocar de número. Logo após, pede transferências via PIX, alegando estar em uma situação de emergência.

Para se proteger desse golpe, entre em contato com a pessoa que está pedindo dinheiro através do número que já possui em seus contatos.

Deixe um comentário