Alugar ou comprar? Talvez essa seja a primeira pergunta que fazemos quando pensamos em ter a própria casa. Porém, encontrar a resposta certa não é tão simples, por isso vale a pena entender as vantagens e desvantagens de cada opção.
Em alguns casos, a opção pelo aluguel é mais óbvia. Por exemplo: para quem tem planos de viver em outra cidade num futuro próximo, é muito mais fácil rescindir um contrato do que vender um imóvel rapidamente. Sem falar nos custos, como a comissão do corretor.
Outra vantagem do aluguel é que, em caso de insatisfação com o imóvel ou com o bairro, a mudança para outro lugar é muito mais simples.
Por outro lado, quem mora de aluguel tem algumas limitações. Personalizar a casa ou apartamento com o aspecto desejado, por exemplo, nem sempre é possível. Além disso, mesmo quando a personalização é permitida, pode não valer à pena, afinal o investimento é feito em um imóvel que não é seu.
A relação com o dinheiro também conta.
A decisão de alugar ou comprar também passa pela forma como lidamos com as finanças.
Para quem consegue controlar bem as próprias contas e planejar o futuro, o aluguel pode ser uma opção para gastar menos, fazer uma poupança e decidir mais à frente se compra um imóvel (até mesmo à vista) ou faz outro tipo de investimento.
Já para quem precisa de motivação para guardar dinheiro, financiar um imóvel pode ser uma boa opção. Afinal, as prestações da compra são parte de um investimento.
Mas o investimento vale a pena?
Comprar imóveis pode ser um bom investimento para o longo prazo, inclusive sob o ponto de vista emocional, mas é preciso pensar muito antes de tomar a decisão.
Imóveis na planta, se bem localizados, podem ter alto potencial de valorização, mas é preciso atenção às condições de pagamento e aos juros do financiamento. É preciso considerar gastos com aluguel enquanto a casa ou apartamento não fica pronto.
Também devemos levar em consideração as variações do mercado imobiliário. Pesquisar valores de imóveis semelhantes, tanto para compra quanto para aluguel pode ser decisivo na hora de escolher.