Mais de 30 milhões de pessoas estão sendo beneficiadas com a antecipação do 13° do INSS. A medida foi adotada nos últimos três anos (2020, 2021 e 2022) para amenizar os impactos da pandemia e também para estimular a economia.
Parece óbvio, mas não custa lembrar que a antecipação do 13° do INSS não deve ser vista como um dinheiro extra. Do contrário, as contas podem apertar no final do ano. Por isso, separamos algumas dicas de como utilizar esse valor de forma consciente.
Tem dívidas? É hora de quitar
Quitar dívidas deve ser sempre uma prioridade para melhorar a saúde financeira e a antecipação do 13º do INSS pode ser uma excelente oportunidade para isso.Priorize as dívidas com juros mais altos, como cartão de crédito e cheque especial. Além disso, negocie descontos com os credores para amortizar empréstimos pessoais, financiamentos de veículos ou imóveis.
Reserva de emergência
Ter uma reserva para emergências é muito importante, por isso uma boa dica é usar parte do dinheiro para criar ou aumentar essa reserva. Dessa forma, você se prepara para lidar com despesas inesperadas e evitar problemas financeiros futuros.
Viajar ou ir às compras
Se você está com as contas em dia e tem uma reserva de emergência confortável, pode aproveitar esse dinheiro para ir às compras ou até mesmo fazer uma pequena viagem. Vale lembrar que nos meses de baixa temporada (fora das férias escolares ou feriados prolongados) agências, hotéis empresas aéreas oferecem preços mais baixos e tarifas promocionais. Assim, com um bom planejamento, é possível aproveitar um bom passeio.
Nunca é tarde para aprender
Que tal utilizar uma parte da antecipação do 13° (e também do seu tempo livre) para aprender uma nova atividade? Manter corpo e mente ativos é sempre um ótimo investimento. Considere a possibilidade de fazer cursos de idiomas, artes plásticas, dança ou outra atividade prazerosa que possa contribuir para manter a saúde física e mental.