Escolher o investimento certo já não é tão fácil quanto há algumas décadas, quando bastava deixar o dinheiro no banco em qualquer aplicação de renda fixa para ter bons rendimentos sem nenhum risco.
A transformação do cenário econômico exige um pouco mais de atenção para diversificar os investimentos na busca de maior rentabilidade. Assim, os primeiros passos são identificar seus objetivos pessoais e seu perfil de investidor.
Definindo objetivos.
O ideal é que antes de começar a investir o seu dinheiro, você tenha traçado quais são os seus objetivos. Ou seja, o que você quer alcançar a longo prazo ou a curto prazo?
Alguns dos objetivos podem ser:
- economizar para uma viagem daqui a um ano;
- preparar-se para aposentadoria;
- ter dinheiro guardado para uma eventual emergência.
Essa definição é um passo importante para a escolha do investimento. Por exemplo: se você tem um prazo para utilizar o dinheiro, pode programar uma aplicação com vencimento na data que você precisa.
Por outro lado, um fundo de emergência deve estar disponível para saque a qualquer momento. Nesse caso, você deve escolher uma aplicação com liquidez diária.
Identificando seu perfil de investidor.
Outro fator a ser considerado na hora de escolher o investimento é o seu perfil de investidor. Os perfis costumam ser classificados em três tipos. Essa classificação considera a tolerância em relação aos riscos do investimento. São eles:
- Conservador;
- Moderado;
- Arrojado
Investidores com um perfil conservador são aqueles que preferem não ter risco de perdas em seus ativos. Já os moderados podem aceitar uma possibilidade de perda, caso isso possa aumentar o retorno financeiro. Enquanto que os arrojados valorizam a rentabilidade de suas aplicações e, por isso, aceitam riscos mais elevados.
Diversificação
A combinação de objetivo e perfil de investidor é de grande ajuda para escolher o investimento certo para você. Além disso, diversificar é fundamental.
Ao dividir seu dinheiro em investimentos diferentes, você não ficará dependente de apenas um ativo ou de uma instituição financeira, por exemplo.