Os pagamentos pelo WhatsApp são um recurso muito prático para os milhões de brasileiros que usam o aplicativo diariamente. Essa novidade, que foi lançada em maio, permite aos usuários enviar dinheiro com a mesma facilidade com que conversam com amigos, enviam fotos e compartilham arquivos.
Embora o WhatsApp Pay tenha serviços de proteção como PIN, biometria e token de dados financeiros, especialistas de segurança cibernética alertam que ele pode ser alvo de fraudes. Por isso, fizemos uma lista de 5 dicas de segurança para evitar golpes no aplicativo.
1. Não repasse códigos recebidos por SMS.
Clonar contas do Whatsapp é um golpe comum e bastante perigoso. Golpistas entram em contato fingindo ser empresas conhecidas para pedir que o usuário repasse um código enviado por SMS. Os dígitos, na realidade, liberam o acesso da sua conta do WhatsApp a terceiros. Assim, com o código de confirmação do mensageiro, cibercriminosos podem se passar por você e incentivar seus contatos a transferirem dinheiro com os pagamentos do WhatsApp.
2. Ative a autenticação em dois fatores.
A autenticação em dois fatores é uma barreira a mais no caminho dos cibercriminosos. O recurso solicita um PIN definido pelo usuário quando ele faz login em um novo smartphone. Ou seja, ainda que o golpista tenha acesso ao código de autenticação para ativar a conta da vítima em outro dispositivo, o serviço exige a senha personalizada do usuário.
3. Evite fazer transações em redes públicas.
Essa dica é importante não apenas para pagamentos pelo WhatsApp quanto para entrar em aplicativos de bancos e realizar transações financeiras. Uma rede sem segurança pode apresentar conexões com vírus e malwares que levam os usuários a páginas clonadas que podem ser usadas para roubar informações dos clientes. Dessa forma, é melhor deixar para fazer os pagamentos usando o Wi-fi da sua própria casa, por exemplo.
4. Cuidado com apps falsos.
Aplicativos falsos com nomes semelhantes a serviços autênticos contém arquivos maliciosos (malware) que podem roubar informações do usuário. Para se proteger, é importante conferir o nome do fabricante e desconfiar de empresas desconhecidas. Recomenda-se também acessar o site da plataforma para verificar o nome do aplicativo oficial de determinado serviço.
5. Em caso de dúvidas, procure seu banco.
Todos os dados para realizar as transações via WhatsApp precisam passar pelo sistema bancário, por isso entre em contato com seu banco quando tiver alguma dúvida.