As contas digitais são contas bancárias, ou de outras instituições financeiras, que podem ser abertas, fechadas e movimentadas totalmente pela internet, por meio de sites ou aplicativos, sem a necessidade de ir à qualquer agência física.
São mais simples e menos burocráticas do que as contas tradicionais e por isso estão conquistando cada vez mais adeptos, principalmente entre os jovens.
Segundo pesquisa da Quanto, divulgada em maio deste ano, 70% dos entrevistados afirmaram ter ao menos uma conta digital. Além disso, entre aqueles que possuem tanto conta digital quanto tradicional, 62% preferem a primeira.
O benefício da economia.
Além da praticidade de realizar todas as movimentações pela internet, o sucesso das contas digitais também é explicado pela economia que proporciona, uma vez que seus custos e tarifas geralmente são mais baixos em relação às contas correntes tradicionais.
Alguns bancos isentam totalmente as tarifas das contas digitais e disponibilizam serviços como saques e docs. de forma ilimitada.
Mas e a segurança?
Com o maior uso dos meios digitais é claro que aumentam também os riscos relacionados a essa tecnologia. Porém, vale lembrar que isso não se aplica apenas às contas digitais, mas também às ferramentas online dos próprios bancos tradicionais, por exemplo. Por isso, é importante tomar alguns cuidados:
- Antes de abrir a conta, pesquise sobre a instituição financeira. A pesquisa ajuda a comparar os benefícios e desvantagens, mas também serve para verificar os fatores de segurança de dados e a plataforma, como a eficiência do sistema antifraude.
- Nunca digitar o número do cartão em sites que não tenham SSL (aquele cadeado que fica do lado esquerdo do link)
- Senhas são pessoais. Para manter a sua segurança, elas jamais devem reveladas para ninguém.
- Não clicar em links recebidos por e-mail ou aplicativos de mensagens instantâneas, sem antes checar se eles direcionam, mesmo, para o endereço digitado.