Otimizar a rotina no home office exige disciplina, foco e organização para que a produtividade seja mantida, mesmo longe do escritório.
Apesar de já ser uma tendência mundial nos últimos anos, o trabalho remoto ganhou força mesmo durante a pandemia do novo coronavírus. Por conta das medidas de isolamento social, a solução para manter as atividades de muitas empresas foi estabelecer o home office como regra. Por isso, muita gente teve que se adaptar rapidamente para aderir ao teletrabalho.
Ainda que seja mais prático e promova economia de tempo, trabalhar em casa também tem seus desafios e requer alguns cuidados para que a produtividade não seja comprometida.
Prepare um espaço adequado para o trabalho.
Separar um espaço da casa exclusivamente para o trabalho ajuda a manter a concentração. Além disso, a atenção aos equipamentos faz diferença. Um computador lento pode desperdiçar toda a economia de tempo que o home office proporciona.
Outra dica é escolher mesa e cadeira confortáveis e adequadas para o trabalho. Afinal, ninguém quer terminar o dia com dores nas costas, não é mesmo?
Cuidado com as distrações.
É importante separar o trabalho do lazer. Televisão, videogame e outras fontes de entretenimento são uma tentação para quem trabalha em casa. É preciso manter distância de tudo isso durante o expediente.
Outros moradores da casa também são possíveis fontes de distração, principalmente as crianças. Converse com todos para que o seu horário de trabalho seja respeitado.
Disciplina com relação aos horários.
É muito fácil perder a noção dos horários quando trabalhamos em casa. Por isso, otimizar a rotina no home office também significa fazer pausas. O ideal é que os horários sejam os mesmos que você teria no escritório, mantendo a hora do almoço, um intervalo para o cafezinho e, claro, o fim do expediente na hora certa.