Quase todo mundo acredita que ganha pouco ou que ganha menos do que precisa. Pode até ser verdade, mas será que esse pensamento não é uma justificativa para quem gasta demais?
Claro que a maioria de nós não tem a renda que gostaria. Mas há uma tendência comum na nossa sociedade de manter um padrão de vida acima das possibilidades. Esse é um dos grandes obstáculos para guardar dinheiro e até mesmo para manter as contas em dia, sem adquirir dívidas. Ou seja, gastar mais do que pode.
Um dos vilões dessa história é o crédito. Seja em forma de cartão, cheque especial, empréstimo ou financiamento, o crédito, se não for bem utilizado, vai contribuir e muito para que você gaste mais do que realmente precisa. Além dos juros altos, o crédito dá uma falsa sensação de maior poder de compra e nos deixa mais vulneráveis as tentações de comprar na hora e pagar depois.
Você precisa se adaptar à sua renda
Quem gasta demais, ou seja, gasta tudo o que ganha (ou até mais), sempre vai ter dificuldade em lidar com as contas, mesmo que ganhe bem.
Além disso, lembre-se que é muito mais fácil você adaptar seus gastos à sua renda do que o contrário. Isso não quer dizer que você não deva almejar um aumento da renda, mas enquanto ele não vem, os boletos precisam ser pagos, não é mesmo?
Portanto, você precisa viver com a renda que tem hoje. Então, se o dinheiro não está durando o mês todo, é hora de avaliar as contas. Faça uma lista de todos os seus gastos e comece a cortar. Comece com as pequenas coisas que podem ser grandes vilãs, tais como a TV por assinatura, streaming (será que você precisa mesmo de todos os canais?), conta do celular e internet. Depois analise bem as compras no cartão de crédito e assim por diante.
Você provavelmente vai ter que fazer alguns sacrifícios, mas no fim das contas vai valer a pena.