Conheça os benefícios do Acordo dos Planos Econômicos

Compartilhe essa notícia!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Desde a sua homologação em 2018, muitos poupadores têm dúvidas sobre os benefícios do Acordo dos Planos Econômicos. Como seu principal objetivo, a Frente Brasileira Pelos Poupadores (Febrapo) quer orientar e apoiar todos os brasileiros que foram prejudicados nos anos 80 e 90. Por isso, apresentamos alguns dos benefícios sobre o Acordo. Confira abaixo e também aproveite para entender mais sobre a negociação.

Encerrar as longas disputas judiciais

O principal benefício do Acordo dos Planos Econômicos é, sem dúvidas, o encerramento das disputas judiciais. Todos os poupadores sofreram com os expurgos inflacionários nos anos 80 e 90, ou seja, há mais de 30 anos. Hoje são milhares de processos judiciais que ainda não foram encerrados. Consequentemente, vemos ações intermináveis e poupadores esperando por seus benefícios durante mais de três décadas. Assim, ao aderir ao Acordo, os poupadores têm seu processo encerrado automaticamente. Desta maneira, ele recebe a indenização e a poupança de volta diretamente do banco.

Evitar os riscos de perda no Supremo

Sabemos que as ações judiciais dos poupadores contra os bancos são como qualquer disputa judicial. Ou seja, arriscadas. A chance de vencer a ação e receber o dinheiro é de apenas 50%, até porque, o restante da porcentagem é de chances de perda. Todos os brasileiros poupadores e/ou espólios/sucessores de poupadores já falecidos que tenham ação em trâmite na justiça pleiteando os planos econômicos, podem aderir ao Acordo dos Planos Econômicos. Ao fazer a adesão, os riscos são eliminados e a chance de receber o dinheiro aumenta proporcionalmente.

Agilizar o processo por meio da tecnologia

O Acordo dos Planos Econômicos é realizado por meio do Portal do Acordo, uma plataforma digital e de fácil uso. Portanto, o poupador e seu advogado podem enviar toda a documentação e informações sem sair de casa. A fim de agilizar o processo e acelerar o processo de aprovação, todas as dúvidas também podem ser enviadas por esta plataforma.

Receber o pagamento em poucos dias 

Mais um dos benefícios do Acordo dos Planos Econômicos é o recebimento mais rápido dos seus direitos. Segundo o Termo Aditivo do Acordo, homologado em maio de 2020, todos os poupadores devem receber seus pagamentos em até 15 dias após a aprovação do mesmo. Ou seja, depois de receber e aprovar a documentação do poupador, o banco deve emitir o pagamento em poucos dias. Os pagamentos serão realizados por meio de depósito judicial ou em conta corrente/poupança do poupador.

Honorários dos advogados pagos diretamente pelos bancos

Muitos poupadores se preocupam com o valor recebido no Acordo, pois acham que ainda precisarão descontar o valor dos honorários. Boa notícia: os honorários são pagos diretamente pelos bancos, sendo uma porcentagem do valor recebido pelo poupador.

Contar com o apoio e orientações de especialistas

Todos os poupadores e advogados que já aderiram ou desejam aderir ao Acordo podem contar com total apoio da Frente Brasileira Pelos Poupadores. A Febrapo deixa claro para todos os benefícios do Acordo dos Planos Econômicos, assim como suas dificuldades, procurando solucioná-las. As adesões são todas analisadas, aprovadas e pagas pelos bancos mas a Febrapo está em contato constante com as instituições.

Tem alguma dúvida, dificuldade ou sugestão sobre o Acordo dos Planos Econômicos? Conte com a Febrapo! Entre em contato com a gente, será um prazer te ajudar!