Economizar água e energia elétrica faz bem para o seu bolso, para o País e para o meio ambiente.
A escassez de chuvas e consequente racionamento de água em várias regiões do Brasil já são por si só um bom motivo para economizar tanto água quanto energia. Até porque, as usinas hidrelétricas são responsáveis pela maior parte da energia produzida no país. Assim, com pouca chuva pode faltar água e também luz.
Além disso, outro grande “incentivo” são os aumentos constantes nas contas de água e de energia elétrica. A chamada “crise hídrica” já resultou em uma série de reajustes na tarifa.
Dicas práticas que fazem a diferença.
Economizar água e energia elétrica é mais fácil do que parece. Listamos algumas dicas simples que geram ótimos resultados para todos nós.
1. Uso consciente.
Parece um argumento batido, mas o uso consciente dos recursos naturais é a melhor forma de combater o desperdício e economizar. Porém, esse conceito ainda não parece fazer parte do cotidiano do consumidor brasileiro.
Apagar as luzes de cômodos vazios, reduzir o tempo do banho (10 minutos são suficientes), usar a máquina de lavar roupa com a capacidade máxima e prestar atenção nos equipamentos que consomem mais energia são atitudes simples que podem diminuir a conta e evitar uso desnecessário de recursos.
2. Atenção à escolha de equipamentos.
Procure comprar aparelhos que gastem o mínimo de energia possível.
O Selo Procel de Economia de Energia é uma medida criada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para etiquetar produtos que apresentam o melhor desempenho energético em sua categoria.
Além disso, substitua as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED.
3. Troque o esguicho pelo balde.
Não dá mais para lavar a calçada com o esguicho. Assim, procure usar a vassoura e quando for realmente necessário jogar água, use um balde. Essa dica também vale na hora de lavar o carro.
4. Aparelhos em stand-by e carregadores
Se for viajar, procure desligar os aparelhos que normalmente ficam em stand-by, pois a economia poderá ser muito boa dependendo dos dias que estiver fora. Além disso, tire os carregadores da tomada depois de carregar celulares e outros dispositivos.