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Pagou um boleto falso? Veja o que fazer.

Apesar do investimento alto na segurança, o golpe do boleto falso ainda é um dos mais comuns. Seja por descuido ou por sofisticadas técnicas de fraude, muitas pessoas acabam caindo nesse tipo de armadilha que pode causar grandes prejuízos. Por isso, preparamos algumas dicas importantes para você lidar melhor com a situação.

Mesmo depois de fazer o pagamento do boleto falso ainda é possível tomar medidas que podem te ajudar a tentar recuperar esse dinheiro.

1. Comunique imediatamente o seu banco

Assim que perceber que realizou o pagamento de um boleto falso, entre em contato com o banco onde o pagamento foi realizado. Como o processo de compensação de boletos bancários pode levar até três dias úteis, é possível que o seu gerente ou um atendente cancele a transferência do dinheiro se ela ainda estiver pendente.

2. Comunique o banco destinatário

O segundo passo é comunicar o banco do destinatário sobre a fraude. Eles podem realizar um bloqueio preventivo dos valores antes que o golpista consiga acessá-los.

Para saber qual é o banco destinatário, não confie apenas no logotipo ou nome do banco que aparece no boleto. Isso porque os golpistas manipulam o boleto para que apareça a imagem de um banco mas recebem por outro. Para saber qual é o banco destinatário, confira os três primeiros números do código de barras. Dessa forma, com uma simples pesquisa na internet, você identifica a qual banco eles se referem.

3. Faça um boletim de ocorrência

O registro policial é importante para te ajudar a recuperar o dinheiro, por isso leve todos os documentos, como o boleto e o comprovante do pagamento e faça o boletim de ocorrência.

O B.O. é importante também caso a conta bancária utilizada para o golpe seja de um “laranja”, ou seja, ter sido criado com o CPF ou CNPJ de um terceiro. Assim, a polícia pode abrir um inquérito para investigar a conta.

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