Você está visualizando atualmente 5 passos para acabar com as suas dívidas
5 passos para acabar com as suas dívidas

5 passos para acabar com as suas dívidas

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Blog
  • Comentários do post:0 Comentário

Acabar com as dívidas não é tarefa fácil, sobretudo em momentos de crise econômica. Não é à toa que a maior parte dos brasileiros tem alguma pendência financeira.

Segundo dados do Banco Central, o endividamento das famílias brasileiras atingiu, em janeiro de 2023, o maior nível desde o início da série histórica, em 2005.

Além de fatores como inflação, pandemia e juros altos, a falta de planejamento financeiro é um dos principais inimigos do nosso bolso e responsável por muitas de nossas dívidas. Por isso, listamos 5 dicas importantes para ajudar você a colocar as contas em dia.

1. Conheça as suas dívidas

Faça uma lista de todas as pendências. Além disso, faça uma consulta no seu CPF para descobrir se existe alguma dívida em seu nome, conforme explicamos em nosso post anterior aqui no blog.

 2. Estabeleça prioridades

Organize a lista do item 1. No topo, devem estar as dívidas mais urgentes ou aquelas com juros mais altos, que devem ser pagas primeiro. Boletos de carro e de financiamento de imóveis são prioridades, afinal, dependendo do atraso, você poderá perder o bem.

3. Corte gastos desnecessários

Considere reduzir suas despesas para economizar mais. Isso pode incluir coisas como assinaturas de TV a cabo, streaming, idas a restaurantes, compras de roupas, entre outras.

4. Negocie suas dívidas

Entre em contato com seus credores para negociar o pagamento de suas dívidas. Muitas vezes, é melhor chegar a um acordo que viabilize a quitação.

5. Não faça mais dívidas

Se a prioridade é acabar com as dívidas, não faz sentido fazer novas, não é mesmo? Dessa forma, evite comprar parcelado. Além disso, é muito importante controlar o cartão de crédito, pois em caso de atraso no pagamento, os juros são extremamente altos e você pode perder o controle muito rapidamente. Outro ponto de atenção é o cheque especial, que também tem juros muito altos.

Deixe um comentário